Prefeito recebe do Governo Estadual equipamentos para tratamento da Covid-19


A Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira (15), oito respiradores e um cardioversor que irão equipar o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. A entrega dos equipamentos, que serão destinados ao tratamento para a Covid-19, foi feita pelo governador Romeu Zema ao prefeito Odelmo Leão em solenidade no Centro Administrativo.

“Em um momento tão difícil como esse que estamos vivendo, receber estes equipamentos é muito importante para nós. A ação representa que o Estado está com a gente. Estamos há quase 30 dias fechados, lutando para amenizar a situação na cidade, e torcendo para achar um melhor caminho para todos”, destacou o prefeito Odelmo Leão

A ação do Governo de Minas faz parte do conjunto de medidas de enfrentamento à doença no estado, que inclui ainda a ampliação de leitos de UTI em todo o território. Dos respiradores encaminhados para o município, cinco são invasivos, três não invasivos e um cardioversor. Todos foram adquiridos com recursos oriundos de ação judicial movida pelo Estado contra a mineradora Samarco, em razão do rompimento de barragem em Mariana, em novembro de 2015.

“ Ao que tudo indica, estamos indo para o ‘platô’, que é a estabilidade de novos casos. No entanto, a realidade pode ser diferente. Por isso, não podemos relaxar e precisamos deixar os municípios equipados. A Prefeitura de Uberlândia, sob a gestão do prefeito Odelmo Leão, tem feito um bom trabalho, conseguiu abrir um hospital exclusivo para a Covid-19, e com estes equipamentos poderão aumentar a capacidade de atendimento”, disse o governador.

Com a chegada de mais equipamentos, a Prefeitura de Uberlândia conseguirá  abrir novos leitos. Na próxima segunda-feira (20), o Hospital Municipal terá 60 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo 30 de UTI na unidade do centro e outros 30 no Jardim Botânico (sede do HMMDOLC).

“Em nome do povo de Uberlândia, agradeço a entrega destes equipamentos que vai permitir abrirmos mais leitos de UTI na rede, totalizando 60 exclusivo para a Covid-19”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Fonte: SECOM