Home / Notícias / Prefeito Odelmo Leão visita obras da Sala de Hemodinâmica

Prefeito Odelmo Leão visita obras da Sala de Hemodinâmica


Estrutura de alta complexidade no Hospital Municipal está em fase final de execução

Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Odelmo Leão visitou a sala que abrigará o sistema de hemodinâmica do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. O local, que antes servia como um depósito de materiais e equipamentos, está agora em fase final para receber os equipamentos e começar a operar. O equipamento é fruto de um investimento de R$ 250 mil da Secretaria Municipal de Saúde.

“Ter a hemodinâmica no Hospital e Maternidade Municipal significa um avanço, respondendo a uma demanda da nossa população, já que diminuiremos o tempo de espera. O município tem feito sua parte para melhorar a saúde pública de Uberlândia. Esses atendimentos de alta complexidade deveriam ser de responsabilidade do Estado. No entanto, em respeito ao nosso povo, estamos viabilizando mais esse serviço. A empresa Siemens, fornecedora dos equipamentos que comporão a sala já aprovou a estrutura”, destacou o prefeito.

A hemodinâmica possibilita exames de cateterismo e arteriografia, além do procedimento de angioplastia. O espaço é dividido em setores: sala de exames e procedimentos cirúrgicos (onde ficará o equipamento), cabine de comando (onde permanecem os técnicos que auxiliam os médicos) e área técnica, para abrigar os painéis elétricos, lavatório de utensílios e materiais e sala de recuperação. A reforma contemplou ainda a construção de paredes com barita, mineral que forma uma barreira protetora contra a radiação X. As portas também foram compostas com chumbo.

Hospital Municipal

Certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Municipal atende os critérios de segurança exigidos, com gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Por conta dessa avaliação, Uberlândia tornou-se, em 2017, a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil. Inaugurado em 2010, o complexo conta com 236 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e 10 de UTIs neonatal.


Publicado em: 19/02/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe