Home / Notícias / Prefeito Odelmo Leão inaugura Centro de Internação Pediátrico

Prefeito Odelmo Leão inaugura Centro de Internação Pediátrico


A fim de continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta segunda-feira (18), o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos. A unidade funcionará   no prédio inicialmente destinado ao funcionamento da UPA Pacaembu (Norte), mas que apresentava inconformidades estruturais incompatíveis para essa finalidade. O equipamento hospitalar foi então reformado e adequado para o correto atendimento ao público infantil.

A cerimônia de inauguração seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19 e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, bem como dos procuradores Leonardo Andrade Macedo e Cleber Eustáquio Neves, e o promotor Lúcio Flávio de Faria.

Com o início das atividades, a comunidade terá à disposição 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Além disso, haverá uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.

A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição.  A unidade será administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local.

“Diante da situação do encerramento do contrato, precisávamos encontrar uma alternativa dentro da rede e fui à busca de uma solução. Como a unidade Centro do Hospital Municipal e o Centro de Internação Missão Sal da Terra ainda estão destinados ao tratamento da Covid-19, uma das propostas que tivemos para acolher o público infantil foi corrigir uma série de inconformidades estruturais desse prédio para provermos um atendimento de referência às nossas crianças”, detalhou o prefeito Odelmo Leão.

Dentre as adequações feitas, estão intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso), entre outros, para garantir o bom funcionamento e melhor atendimento dos pacientes.

A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Ampla rede de atendimento

Além do novo Centro de Internação Pediátrico, Uberlândia já possui uma ampla rede de promoção de saúde em infantil com o Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Só em 2020, a unidade realizou quase 3 mil partos, com uma estrutura que conta com UTI Neonatal de ponta. Além disso, são ofertados trabalhos de apoio psicológico e social, com foco em crianças com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 18/01/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe