Home / Notícias / Prefeito Odelmo Leão assina cooperação técnica para fazer de Uberlândia 1ª cidade do país a receber o programa Comunidade Empreendedora

Prefeito Odelmo Leão assina cooperação técnica para fazer de Uberlândia 1ª cidade do país a receber o programa Comunidade Empreendedora


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia

Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia para apoiar e estimular o empreendedorismo local, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta quinta-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Sebrae Minas para realização de ações voltadas à execução do Comunidade Empreendedora na cidade. O município será o primeiro do país a receber o programa no formato anunciado. A parceria foi consolidada, na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal, também com a assinatura do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O programa, implementado por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, tem como objetivos: identificar as principais necessidades dos pequenos negócios integrantes das comunidades participantes; capacitar e aprimorar os empreendedores locais; facilitar a transição dos empreendimentos informais para o mercado formal; incrementar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios nas comunidades atendidas; e expandir as oportunidades de acesso ao mercado para as micro e pequenas empresas estabelecidas nas regiões contempladas.

“Esse programa vai identificar as necessidades dos participantes e levar os ensinamentos para preparar essas pessoas para serem cidadãos dignos, com mais oportunidades e renda. Toda comunidade uberlandense, principalmente dos primeiros bairros a serem atendidos, vai ganhar com o apoio do Sebrae e das nossas secretarias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

“Estaremos levando essa educação empreendedora, apoiando essas pessoas que estão nessas comunidades, para que elas possam se tornar empreendedoras ou terem essa cultura empreendedora quando forem trabalhar em alguma empresa”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O Comunidade Empreendedora terá início, em Uberlândia, na zona leste da cidade, compreendendo o Morumbi, Residencial Integração e Alvorada. Nesses bairros, o programa vai selecionar agentes locais, que serão treinados para conduzir as ações de capacitação e aprimoramento dos empreendedores participantes.

Os três bairros de Uberlândia foram selecionados pelo programa, para esta etapa inicial, porque têm características típicas do Comunidade Empreendedora, considerando o número expressivo de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) em atividade, bem como permitirá uma grande oportunidade para formalização de novos negócios nessa região da cidade.


Publicado em: 19/10/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe