Portal Escola em Casa atinge mais de 975 mil acessos


A Prefeitura de Uberlândia segue com ações voltadas aos estudantes do município. Preocupada com a rotina escolar dos estudantes das escolas municipais durante o período de suspensão temporária das aulas, a Prefeitura de Uberlândia lançou, no dia 6 de abril, o Programa Escola em Casa. Desde então, até o fim da tarde desta quarta-feira (12), a plataforma registrou 976.274  acessos aos materiais. Disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, o recurso foi desenvolvido como complemento pedagógico durante o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Desde o dia 1º de junho, o Programa Escola em Casa conta com mais uma ferramenta: videoaulas transmitidas em TV aberta e disponibilizadas na internet. Até o fim da manhã desta quinta-feira (13), 272 aulas foram viabilizadas para acesso da comunidade, com os vídeos reproduzidos 570.904 vezes.

A disponibilização dos conteúdos das videoaulas e dos materiais didáticos é feita em sincronia, de acordo com o planejamento do semestre elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Cada videoaula comporta três componentes curriculares, reforçados pelos materiais disponibilizados semanalmente no portal Escola em Casa.

Os conteúdos são interdisciplinares e estão sendo produzidos pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação conduzida pelos próprios professores. Os programas contemplam a Educação Infantil, todos os anos do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O investimento total é de R$ 73 mil, que prevê a utilização do estúdio e equipamentos de TV para a gravação das aulas e sua respectiva veiculação, bem como a mão de obra especializada para cinegrafia, áudio, iluminação e edição.

 

“Escola em Casa”

O programa “Escola em Casa” teve início no mês de abril como um portal on-line, onde os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas presenciais. Posteriormente, desde o dia 1º de junho, o programa foi expandido para TV aberta, com exibição diária de videoaulas gratuitas.

Por meio do programa, conteúdos são disponibilizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, acesso ao material didático, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. As escolas ficam disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadoras entre professores e alunos e estão abertas para retirada do material nos seguintes dias e horários:

  • Ensino Fundamental: terças, quartas e quintas-feiras – manhã e tarde.
  • Ensino Infantil: quartas-feiras – manhã e tarde.

 

Horários de exibição do Escola em Casa em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

  • Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
  • Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado

 

Fonte: SECOM