População de 20 a 49 anos deve se vacinar contra o sarampo


A Prefeitura de Uberlândia segue com a campanha de vacinação contra o sarampo, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 31 de outubro. A aplicação da tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, está disponível nas 74 salas de vacinação existentes em unidades de saúde do município. O público-alvo da campanha são pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Neste ano, a meta é alcançar 309.889 moradores nessa faixa etária.

“A vacina é o método mais eficiente de se combater o sarampo, que já chegou a ser erradicado no país, mas voltou a ter ocorrências a partir de 2018. É uma doença que pode ter complicações graves, como surdez e problemas neurológicos, podendo levar à morte. Por isso é muito importante que as pessoas procurem se vacinar. Todas as salas de vacina estão atendendo e lembramos que as unidades de saúde adotam as medidas de segurança em relação ao Covid-19”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria de Saúde, Claubia Oliveira.

Empenhadas em fazer chegar a vacina tríplice viral ao maior número de pessoas dentro da faixa etária alvo, as equipes de saúde têm feito busca ativa de pessoas entre 20 e 49 anos que ainda não se vacinaram. Além disso, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h.

 

Fonte: SECOM