Home / Notícias / Plantio de 55 mudas de Ipês marcam aniversário do Dmae com foco na sustentabilidade

Plantio de 55 mudas de Ipês marcam aniversário do Dmae com foco na sustentabilidade


Nas comemorações dos 55 anos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), servidores da autarquia fizeram o plantio simbólico de 55 mudas de Ipês na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco nesta terça-feira (22). A iniciativa reforça as ações do pilar Sustentabilidade do Dmae, que, por meio do programa Buriti, trabalha na recuperação das áreas de nascentes nas propriedades rurais acima das captações dos rios Araguari, Uberabinha e Ribeirão Bom Jardim. Mais de 500 mil mudas de espécies nativas do cerrado já foram plantadas nos últimos 14 anos.

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que o plantio de quatro espécies de ipê: rosa, amarelo, branco e roxo, realizado nesta terça-feira (22), é um pequeno exemplo do trabalho da autarquia na preservação das nascentes dos rios que passam por Uberlândia. “Com esta iniciativa, unimos os servidores do Dmae e da Prefeitura de Uberlândia e reforçamos a importância da preservação ambiental e sustentabilidade em nossa região”, afirmou.

Para o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira, que esteve na atividade representando o prefeito Odelmo Leão, a iniciativa é muito positiva e vem ao encontro da história do Dmae que tem um trabalho muito importante na preservação das nascentes e na educação ambiental. “Além de ser referência no saneamento com o tratamento de água e esgoto, a autarquia, que completa 55 anos no dia 23 de novembro, se destaca em Minas com o Programa Buriti”, disse.

Ao participar do plantio das mudas, a servidora Geovana Rodrigues Lima destacou o trabalho de preservação do Dmae. “Essa ação realizada aqui mostra uma pequena parte das nossas iniciativas para garantir água de qualidade para a população de Uberlândia”, disse.

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 627 mil metros lineares de cerca e o plantio de 501 mil mudas nativas em uma área protegida aproximada de 6,9 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail [email protected] ou pelo número 3233-2564.

 

FONTE SECOM


Publicado em: 29/11/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe