Parque do Sabiá recebeu pacote de melhorias nos últimos anos


O Parque do Sabiá, principal cartão postal de Uberlândia, nunca recebeu tanta atenção do Poder Público Municipal como nos últimos três anos. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), construiu novos equipamentos esportivos (incluindo duas piscinas); duas novas portarias; promoveu amplas reformas estruturais e modernizou a iluminação.

“Quando assumimos a Prefeitura em 2017, demos início ao processo de reconstrução da cidade em todas as áreas. O Parque do Sabiá foi um desses locais que precisaram de nossa intervenção, pois necessitava de inúmeras melhorias. Portanto, promovemos um dos maiores pacotes de obras da história do parque, beneficiando milhares de famílias que passam por lá diariamente”, destacou.

Dentre as principais obras realizadas, está a revitalização da piscina semiolímpica, que em condições normais de funcionamento atende em média 850 pessoas em práticas de esporte e qualidade de vida, de segunda a sexta-feira, e mais 500 pessoas da comunidade nos finais de semana em atividades de lazer.

A piscina teve sua estrutura reforçada e recebeu cerâmica (tipo gaill) no fundo e nas bordas, uma casa de máquina com novos filtros e bomba, além de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED. No entorno, foi feito asfaltamento das vias internas, plantio de grama, pintura em piso e paredes, lavagem de telhados, reforma total dos banheiros e construção de dois vestiários.

Outro importante investimento foi a construção da nova portaria, na entrada do bairro Santa Mônica, por meio de uma Parceria Público-Privada. A moderna portaria tem 83 metros quadrados, com revestimento na cor mogno, piso em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída, portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos, câmeras de monitoramento e iluminação interna e externa com lâmpadas de led.

 

Obras de 2020

Ao longo deste ano, também foram feitas diversas melhorias, como a revitalização do Arena Park, local que conta com quatro quadras de areia para a prática de atividades como vôlei, futevôlei e ginástica funcional.

A Futel ainda construiu, com recursos próprios, um fraldário, localizado no Mundo da Criança, e dois banheiros próximos ao canil do Pelotão da Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da Polícia Militar.

A Prefeitura de Uberlândia também concluiu recentemente a instalação de 234 luminárias de LED de 60w por toda extensão da pista de caminhada do Parque do Sabiá, em um trajeto de 5,1 km. A margem da represa está mais bonita, mais clara e mais segura, com a instalação de 47 lâmpadas de led.

Atualmente estão em andamento outras importantes obras, como a construção da piscina infantil, localizada ao lado da piscina adulta, próximo à entrada do Tibery; a construção de quatro quiosques que serão utilizados por empresas para a venda de alimentos no Parque do Sabiá e a construção da nova portaria do Mundo da Criança.

Também estão na reta final as obras da nova lanchonete, localizada ao lado do Quiosque Multiuso, que está sendo reformada por meio de concorrência pública (parceria público-privada).

 

Melhorias recentes no Parque do Sabiá

 

Revitalização da piscina semiolímpica

Características: Estrutura reforçada, cerâmica (tipo gaill) no fundo e nas bordas, uma casa de máquina com novos filtros e bomba, além de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led. No entorno, foi feito asfaltamento das vias internas, plantio de grama, pintura em piso e paredes, lavagem de telhados, reforma total dos banheiros e construção de dois vestiários.

Empresa responsável: Sigma Engenharia e Construção Ltda – EPP

Situação da obra: Concluída

 

Construção de portaria na entrada do bairro Santa Mônica

Características: 83 metros quadrados, revestimento na cor mogno, piso em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída, portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos e iluminação interna e externa de led.

Empresa responsável: Parceria público-privada entre Futel e MRV Engenharia e Participações S/A

Situação da obra: Concluída

 

Fraldário no Mundo da Criança

Características: Local tem uma estrutura totalmente adequada para que os responsáveis troquem e higienizem as crianças, contando, inclusive, com água quente à disposição dos usuários

Empresa responsável: Ramos e Souza Engenharia e Projetos Ltda

Situação da obra: Concluída

 

Banheiros

Características: Banheiro masculino e banheiro feminino construídos em substituição a banheiros químicos que antes estavam instalados no local, nos mesmos padrões dos demais banheiros do parque,

Empresa responsável: Ramos e Souza Engenharia e Projetos Ltda

Situação da obra: Concluída

 

Piscina infantil Ramos

Características: Piscina em fibra de vidro, 240 metros quadrados e 60 cm de profundidade, com acessibilidade

Empresa responsável: Real Perfect Serviços Eireli

Situação da obra: Em andamento

 

Quatro quiosques

Características: Estrutura moderna que será utilizada por empresas para a venda de bebidas e alimentos no Parque do Sabiá.

Empresa responsável: HHD Elétrica Comércio Ltda

Situação da obra: Em andamento

 

Nova portaria do Mundo da Criança

Características: Portaria com 83 metros quadrados, revestimento na cor mogno, piso em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída, portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos e iluminação interna e externa de LED.

Empresa responsável: M2 Engenharia e Construtora Ltda

Situação da obra: Em andamento

 

Fonte: SECOM