Home / Notícias / Paratletas de associações parceiras da Futel são convocados para Jogos Paralímpicos de Tóquio

Paratletas de associações parceiras da Futel são convocados para Jogos Paralímpicos de Tóquio


Os paratletas Lara Lima (halterofilismo), Mateus Carvalho (bocha) e Rodrigo Parreira (atletismo), de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), foram convocados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Também foram chamados os assistentes esportivos Oscar Carvalho (bocha) e Jovanna Costa (bocha), o treinador Weverton Santos (halterofilismo) e o fisioterapeuta Vander Fagundes (halterofilismo). A competição acontecerá entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. O anúncio foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na tarde desta terça-feira (6), em transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook.

Lara Lima, Mateus Carvalho, Oscar Carvalho, Jovanna Costa, Weverton Santos e Vander Fagundes são da equipe Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU/Futel) e Rodrigo Parreira da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu/Futel).

Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, a fundação teve um papel essencial nessa conquista. “Mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições internacionais, em especial os Jogos Paralímpicos. Para isso, colocou à disposição dos paratletas toda a sua estrutura e seus profissionais como os treinadores Weverton Santos (halterofilismo), Glênio Fernandes (bocha) e Leandro Garcia (atletismo) e o fisioterapeuta Vander Fagundes. Todos os treinos seguiram um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19, com uso obrigatório de máscara de proteção e álcool em gel, além do distanciamento social e número limitado de paratletas por horário. Foi um trabalho intenso e o resultado está evidente para o mundo todo”, ressaltou.

O prefeito Odelmo Leão parabeniza os convocados. “São pessoas que orgulham Uberlândia e todo o país, tanto pela dedicação ao esporte quanto pelas suas histórias de vida. Desde já, desejo boa sorte a todos em Tóquio e sigo na expectativa para que regressem com a tão sonhada medalha”, destacou.

 

Maior delegação da história

A delegação brasileira tem 250 atletas, além de comissão técnica, médica e administrativa. Esta será a maior missão nacional paralímpica fora do país. A modalidade com o maior número de atletas é o atletismo com 64 atletas e 18 atletas-guia. A natação será a segunda modalidade com o maior número de representantes, com 35 nadadores.

Também de Uberlândia, estão na delegação brasileira o chefe de missão, professor Alberto Martins da Costa; o tenista do Praia Clube, Gustavo Carneiro; os nadadores do Praia Clube Gabriel Bandeira, Gabriel Melone, João Pedro de Oliveira, Laila Suzigan, Ruan Felipe de Souza e Vanilton do Nascimento Filho e o treinador Alexandre Vieira.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 08/07/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe