Home / Notícias / Odelmo Leão reúne mais de 4.500 jovens na 10ª edição do Congresso da Juventude

Odelmo Leão reúne mais de 4.500 jovens na 10ª edição do Congresso da Juventude


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia

Mais de 4.500 jovens participaram da 10ª Edição do Congresso da Juventude nesta sexta-feira (6), na Arena Sabiazinho. O evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude, mobilizou e integrou jovens com idade entre 14 e 29 anos. O encontro deu a eles a oportunidade de debaterem e sugerirem ao poder público intervenções e implantação de políticas referentes a temas do seu cotidiano. O Congresso também contribuiu para a formação de uma juventude mais consciente, diante das oportunidades e desafios da atualidade.

“Um congresso como este é algo que todo gestor público deve realizar. Todos os anteriores que nós fizemos resultaram em relatórios que posteriormente foram avaliados e revertidos em ações voltadas para juventude”, disse o prefeito Odelmo Leão durante a abertura do evento. Ele destacou que a primeira edição do evento foi idealizada e implantada em maio de 2007, durante sua primeira gestão.

Além de estudantes matriculados em escolas públicas e particulares de Uberlândia, o Congresso também recebeu alunos de cidades vizinhas, como Uberaba, Indianópolis e Nova Ponte. Inicialmente eles foram divididos em turmas que debateram e apontaram sugestões sobre os temas “Esportes eletrônicos”, “Influência das redes sociais na vida dos jovens”, “Educação, valores e futuro dos jovens”, “Inteligência artificial” e “Visão de oportunidades de inovação na cidade de Uberlândia”.

 

 

Em seguida, eles assistiram à palestra “Empreendedorismo jovem e propósito de vida” com o apresentador de tv, produtor de audiovisual e empresário Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla. O encerramento contou com a palestra “Cultivando saúde mental, inteligência emocional e bem estar dos jovens”, com o psicólogo, professor e consultor em educação e desenvolvimento humano Rossandro Klinjey. Todos os participantes receberam lanches e um kit contendo garrafa squeeze, bloco de notas e caneta.

O secretário municipal da Juventude, Neivaldo Silva, destacou que foram disponibilizados QR codes em todo o Sabiazinho para que os participantes pudessem acessar e postar suas sugestões. “Tudo será compilado e enviado ao prefeito. Juntamente com sua equipe, ele vai elaborar ações ou melhorias de acordo com o que foi sugerido”, afirmou.

“É importante este espaço que a Prefeitura de Uberlândia abre para debates e sugestões sobre assuntos que interferem diretamente em nossas vidas. Todos nós fazemos parte de uma sociedade que precisa ser mais participativa e consciente de seus direitos e deveres”, disse Róger Cardoso Nunes, estudante da Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio, no bairro Mansour.

Marina Cândida Braga também concorda sobre a importância do Congresso. “Precisamos de espaços como este. Todas as pessoas, independente de suas idades, têm suas necessidades e o direito de se expressar sobre elas”, afirmou a estudante da Escola Municipal Odilon Custódio Pereira, no bairro Seringueiras.


Publicado em: 06/10/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe