Home / Notícias / Odelmo Leão anuncia construção de Emei no bairro São Jorge e reforma de escola municipal no Jardim das Palmeiras

Odelmo Leão anuncia construção de Emei no bairro São Jorge e reforma de escola municipal no Jardim das Palmeiras


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia

Em nova ação que reforça o compromisso de promover constantes melhorias na educação e amplia o apoio à população de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta segunda-feira (27), a ordem de serviço para construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no São Jorge, região sul da cidade. Será a primeira Emei no bairro. Além disso, foi assinada ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira, incluindo a construção de uma quadra poliesportiva. A instituição de ensino fundamental fica no bairro Jardim das Palmeiras, no setor oeste.

“Nós atuamos como facilitadores para que a educação melhore cada vez mais e, consequentemente, os estudantes de Uberlândia continuem sendo beneficiados. Investimentos como esses que anunciamos hoje reforçam a qualificação da estrutura educacional e atendem diferentes regiões da cidade, mostrando que o nosso governo olha para todas as pessoas e trabalha, diariamente, por todos os bairros uberlandenses”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Construção de nova Emei no bairro São Jorge

Com área construída de 1.514,30 metros quadrados (m²), a Emei do São Jorge será erguida em um terreno localizado na rua Wilson Cunha, esquina com a rua Antônio Bernardes Costa, s/nº. O investimento é de R$ 5.127.510,37, com recursos próprios da Prefeitura de Uberlândia. A empresa vencedora da licitação é a Torre Forte Construções Eireli e, a partir do início da execução da obra, a previsão de término é de 10 meses.

A escola terá capacidade de atendimento de 300 crianças, com idades entre 4 meses a 5 anos e 11 meses. O novo equipamento educacional contará com 10 salas de aula, sala multiuso, solários, sanitários acessíveis, pátio coberto e área para instalação de playground.

Todo o projeto arquitetônico foi elaborado respeitando as necessidades do desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de respeitar critérios de acessibilidade e inclusão. Esses aspectos foram levados em consideração de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

Reforma

Com capacidade para atender 509 alunos do 1º ao 5º ano (de 6 a 11 anos de idade), a Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira será reformada. Na instituição de ensino, localizada na rua do Garçom, nº 101, no bairro Jardim das Palmeiras, também será construída uma quadra poliesportiva.

A obra de reforma prevê intervenções estruturais e funcionais com o objetivo de aprimorar as instalações existentes da unidade escolar. Dentre elas, estão a reforma do layout do bloco administrativo, proporcionando nova perspectiva estética e funcional ao ambiente; remoção dos toldos atuais; e melhoria do piso da área externa.

Além disso, serão realizadas a construção de um bloco de cozinha totalmente equipado, a reforma dos banheiros do pátio e a construção de uma quadra poliesportiva e um quiosque, visando oferecer espaços adequados para atividades esportivas, de lazer e convivência.

A reforma da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira e a construção da quadra estão orçadas em R$ 2.417.109,49. O investimento é feito com recursos próprios da Prefeitura de Uberlândia. Com prazo estimado de seis meses, desde o início da reforma, a empresa responsável pelos trabalhos também será a Torre Forte Construções Eireli, vencedora de processo licitatório.

Trabalho contínuo em prol da Educação

Em 2023, já foram anunciadas as construções de quatro novas Emeis e duas novas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) em Uberlândia, totalizando a previsão de 2.600 novas vagas escolares:

·         Emei do bairro Jardim das Hortências: capacidade para 300 alunos;

·         Emei do bairro Shopping Park: capacidade para 300 alunos;

·         Emei do bairro Santo Antônio: capacidade para 300 alunos;

·         Emei do bairro Sucupira: capacidade para 300 alunos;

·         Emef do bairro Shopping Park: capacidade para 700 alunos;

·         Emef do bairro Canaã: capacidade para 700 alunos.

Também neste ano, foram autorizadas as reformas e ampliações de cinco unidades escolares municipais na cidade, totalizando 504 novas vagas escolares. E foram anunciadas as construções de uma quadra coberta na Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana e de muros nas Escolas Municipais Gladsen Guerra de Rezende e Prof.ª Cecy Cardoso Porfírio:

·         Emei Maria Elvira Sabbag (reforma e ampliação);

·         Escola Municipal Professora Olga Del Fávero (Caic Laranjeiras) (2° remanescente e novos serviços);

·         Escola Municipal Boa Vista (reforma e construção de cobertura de quadra poliesportiva);

·         Escola Municipal Presidente Itamar Franco (reforma e ampliação)

·         Emei Jean Piaget (reforma);

·         Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana (construção de quadra coberta);

·         Escola Municipal Gladsen Guerra de Rezende (construção de muro);

·         Escola Municipal Prof.ª Cecy Cardoso Porfírio (construção de muro).


Publicado em: 27/11/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe