Obras na rede pluvial são iniciadas na trincheira do Trevo Ivo Alves Pereira


Serviço está sendo executado com a técnica de escoramento blindado, capaz de aprimorar a segurança dos funcionários

A construção da trincheira no Trevo Ivo Alves Pereira, também conhecido como Trevo do Topas no bairro Planalto, segue em ritmo intenso. Nos últimos dias, os funcionários iniciaram a construção de uma nova rede pluvial utilizando a técnica de escoramento blindado, que é capaz de promover ainda mais segurança aos trabalhadores.

A rede pluvial existente no local está localizada embaixo do canteiro central da avenida Getúlio Vargas e precisará ser desativada para que a etapa de escavação da trincheira seja executada. Por isso, uma nova rede com 1.200 milímetros de diâmetro será construída paralelamente. Neste primeiro momento, está prevista a execução de 500 metros de rede.

Esta etapa do trabalho começa a partir da escavação de uma vala e, em seguida, duas chapas metálicas são instaladas para fazer a contenção do solo, diminuindo assim as chances de um possível deslocamento de terra.

A obra é realizada pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um sistema licitatório mais ágil, e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras.

Benefício para a comunidade

O local é ponto de acesso a mais de 15 bairros da região oeste e à MG-497. Após a conclusão, mais de 50 mil motoristas e cerca de 30 mil usuários do transporte público serão beneficiados diariamente.

A trincheira é mais uma intervenção da etapa II do programa Uberlândia Integrada, retomado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro de 2018. No total, serão cerca de R$ 240 milhões investidos na construção de pontes, trincheiras, prolongamento de vias e recapeamento.