Cuidar da população e oferecer os melhores serviços em saúde sempre foi um dos compromissos da Prefeitura de Uberlândia. Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus e da necessidade locais adequados para os pacientes diagnosticados com a Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia abriu 80 novos leitos, mediante uma parceria viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A partir de agora, foi instalado o novo Centro de Internação Missão Sal da Terra, instalado na Casa da Fraternidade São Francisco de Assis, popularmente conhecido como Dr. Hansen, localizado no bairro Jardim das Palmeiras. No local, foram montados 78 leitos de enfermaria e dois de urgência para receber todos os pacientes da rede que forem avaliados com grau baixo a moderado da doença ou que necessitem de observação médica durante o tratamento.
A instalação dos equipamentos está em fase de finalização e, nos próximos dias, a unidade começará a receber os pacientes. A porta de entrada para o atendimento são as unidades de saúde (UBS, UBSF e pronto atendimento das UAIs). Após avaliação médica, os pacientes que necessitarem de internação serão encaminhados pela Central de Regulação de acordo com a condição clínica de cada um. A internação dos casos graves continuará sendo feita nas duas unidades do Hospital Municipal.
A abertura do Centro de Internação Missão Sal da Terra é mais uma das inúmeras ações da Prefeitura de Uberlândia para conter a pandemia. Desde abril, a atual administração tem utilizado a antiga estrutura do Hospital Santa Catarina como unidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Em julho, a atual administração deu início ao processo de desapropriação do imóvel para que o Município utilize de forma permanente e consolidada o local como unidade de saúde pública. Atualmente, a unidade centro do Hospital Municipal oferta 60 leitos de enfermaria e 46 de UTI destinados exclusivamente à Covid-19.
Com o Centro de Internação, os leitos 20 leitos de UTI exclusivos no Hospital Municipal (unidade Jardim Botânico) e os da unidade do centro, o município passa a ofertar em toda a rede 140 leitos de enfermaria e 66 de UTI para cuidado dos pacientes com Covid-19.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.