Home / Notícias / Nova adutora de interligação já tem 60% da obra concluída

Nova adutora de interligação já tem 60% da obra concluída


Já foram executados cerca de 2,7 km da nova adutora de interligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Centro de Reservação do São Jorge, número que representa em torno de 60% da obra em realização Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Com uma extensão total de 4,5 km, a tubulação em polietileno de alta densidade (PEAD) integra a obra de interligação do anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimentos de água da cidade. Esse material tem vida útil superior a 100 anos. A nova rede terá um diâmetro de 630 mm e está sendo realizada pela Cosam Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade menor preço global.

A obra segue o cronograma planejado e o próximo passo será a construção de dois novos túneis. “Serão executados 110 metros de extensão por meio da tecnologia tunnel liner, que é uma técnica não destrutiva diretamente no subsolo. Com isso, não será necessário interferir na rodovia e ferrovia, garantindo mais produtividade no serviço e menos transtornos onde será feita a implantação”, explica o engenheiro Jhonathan Lourenço, supervisor de obras do Dmae.

Interligação Bom Jardim e São Jorge 

<strong>Nova adutora de interligação já tem 60% da obra concluída</strong> 1

O Dmae também está executando outra nova adutora, interligando a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim e o Centro de Reservação do São Jorge. A nova rede executada pela autarquia possuirá uma extensão de 1,2 km e, até o momento, já tem 20% da obra concluída. Feita em aço com diâmetro de 570 mm e a tubulação foi produzida pela fábrica de tubos do Dmae, a previsão de conclusão é em junho deste ano.

Sistemas de Abastecimento

Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual conforme censo do IBGE.

FONTE SECOM


Publicado em: 20/03/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe