A Prefeitura de Uberlândia segue trabalhando pela qualidade do serviço público em saúde e para garantir a celeridade dos serviços prestados à população. Desde abril do ano passado, por determinação do prefeito Odelmo Leão, o município tem credenciado estabelecimentos particulares para realização de cirurgias e procedimentos que são mais demandados pela população. Ao todo, já foi possível executar cerca de 140 mil procedimentos (exames e cirurgias) e zerar a fila para exames de cataratas e retinografia.
Com a abertura do Centro Oftalmológico, em 2018, por exemplo, o município passou a ofertar procedimentos gratuitos como exames de refração, tonometria, fundoscopia e biomicroscopia e prescrever receitas de óculos. Além disso, promoveu a realização de encaminhamentos de pacientes para exames de paquimetria, campimetria computadorizada, retinografia e tratamento de doenças oftalmológicas diagnosticadas no Ambulatório.
Dentre os procedimentos atendidos em diversas áreas da saúde pelos estabelecimentos credenciados estão: cirurgia de hérnia e vesícula, exames de endoscopia e colonoscopia, cardiológicos e oftalmológicos. Todos seguem como referência o Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o Município utiliza recursos próprios para complementação dos valores definidos pela tabela SUS.
Dos procedimentos realizados desde o ano passado até o mês de maio, são 2.768 cirurgias de hérnia e vesícula, 12.749 exames de endoscopia e colonoscopia e 122.049 exames cardiológicos, totalizando 141.524. Destes, 76.862 foram realizados por meio dos estabelecimentos de saúde. Ou seja, 54%.
Os credenciamentos de novas clínicas para ampliar a realização destes exames seguem abertos. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para que, em breve, sejam anunciadas novas chamadas públicas para outros tipos de exames.
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.