Home / Notícias / Município segue com programa que já distribuiu quase 50 mil pacotes de absorventes para alunas da Rede Municipal de Ensino

Município segue com programa que já distribuiu quase 50 mil pacotes de absorventes para alunas da Rede Municipal de Ensino


Comprometida com a saúde e a dignidade menstrual, a Prefeitura de Uberlândia promove mensalmente a distribuição de kits de absorventes para estudantes da Rede Municipal de Ensino com idades a partir de 11 anos e que estejam cadastradas no CadÚnico. Desde abril de 2022, a Secretaria Municipal de Educação já entregou 48.656 pacotes para  estudantes de 50 escolas por meio do Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

Neste ano, a distribuição foi retomada logo após o início do ano letivo, beneficiando mais de 2 mil estudantes. Acompanhando as entregas nesta terça-feira (4), na Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, a secretária de Educação, Tania Toledo, reforçou a importância da ação.

“É uma realidade em todo Brasil que algumas meninas deixem de ir à escola por não terem condições financeiras de adquirir produtos de higiene íntima durante o ciclo menstrual. Para manter o direito ao estudo e a dignidade menstrual, a gestão do nosso prefeito Odelmo Leão trabalha para assegurar a saúde e a proteção dessas meninas com a entrega dos kits.”

Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual

O Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual foi regulamentado pelo prefeito Odelmo Leão por meio do decreto nº 19.452, assinado em 9 de novembro de 2021. A entrega teve início em abril de 2022 e distribuiu, durante o último ano, mais de 36 mil pacotes de absorventes para cerca de 2,3 mil alunas cadastradas no CadÚnico e que optaram pela aquisição do produto. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é encerrar o ano letivo de 2023 com a entrega aproximada de 4 mil kits por mês.

Para Andreia Leal, diretora da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, o fornecimento de absorventes reflete diretamente na presença escolar. “A nossa escola distribui absorventes mensalmente a 40 alunas cadastradas no CadÚnico. A distribuição também colabora para que um assunto tão natural deixe de ser tabu e passe a ser olhado com a naturalidade e dignidade que merece”, destacou a diretora.

O kit é composto por dois pacotes de oito absorventes cada. A entrega é feita nos cinco primeiros dias úteis de cada mês pela escola onde estão matriculadas as alunas cadastradas no CadÚnico. Além dos kits de absorventes, o Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual ainda prevê ações educacionais sobre o tema.

“Acho muito importante essa entrega. Lá em casa, somos quatro mulheres, sendo minhas irmãs, minha mãe e eu. Com certeza, contribuo na economia, no orçamento da minha família, recebendo meus absorventes pela escola, além de ajudar a mostrar para minhas amigas e outras alunas o quão natural é esse movimento”, pontuou Lara Gabriele Duarte, aluna do 9º ano da rede municipal de ensino.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 05/04/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe