Home / Notícias / Município recolhe mais de 75 mil pneus no primeiro trimestre

Município recolhe mais de 75 mil pneus no primeiro trimestre


A preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é constante, principalmente em relação à dengue. O Programa de Controle das Doenças Transmitidas por Aedes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Uberlândia, trabalha diariamente em diferentes linhas de atuação para evitar a proliferação do mosquito. Uma dessas ações é a coleta dos pneus, que é um objeto de grande potencial para a proliferação do mosquito. No primeiro trimestre deste ano, o CCZ recolheu mais de 75 mil pneus em diversos locais da cidade.

São sete caminhões que, diariamente, percorrem toda a cidade, passando pelas 614 borracharias cadastradas pelo CCZ. Além desta atuação permanente nestes pontos estratégicos, há também o recolhimento em lotes vagos e na casa dos moradores, quando solicitado via telefone ou aplicativo.

O coordenador do Programa de Controle das Doenças Transmitidas por Aedes, José Humberto Arruda, explica que o recolhimento dos pneus é um trabalho fundamental no combate. “A preocupação é por se tratar de um recipiente que, em qualquer posição que for colocado, vai acumular água. Além disso, a parede emborrachada é perfeita para a adesão dos ovos do mosquito. Porém, é importante destacar que é necessário evitar água parada em qualquer material, não apenas nos pneus”.

O trabalho de recolhimento dos pneus em Uberlândia é feito desde 2005. A média de coleta é de 25 mil pneus por mês. Segundo o coordenador, os proprietários das borracharias fazem a parte deles ao acondicionarem de forma correta até o dia do recolhimento. Sendo assim, o maior risco são aqueles pneus que estão nos quintais e terrenos.

“Ainda temos muita incidência de pneus em residências e precisamos combater isso. O tempo que esse resíduo permanece nos quintais é suficiente para dar foco do mosquito. Colocar na rua também não é o ideal. Estamos fazendo nossa parte, mas a comunidade precisa nos ajudar também em relação a esses objetos”, orientou.

O cadastramento das borracharias e as solicitações de recolhimento pode ser feita pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses (34) 3213-1470, ou pelo aplicativo Udi Sem Dengue, disponível para Android e iOS. Outra opção é levar o material em uma borracharia cadastrada ou diretamente ao Ecoponto do Industrial, localizado na avenida José Andraus Gassani, 4.655, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Os pneus recolhidos são destinados para a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), responsável pela destruição final em respeito ao meio ambiente.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 29/05/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe