Home / Notícias / Município promove 13ª Semana do Meio Ambiente com abertura na sexta-feira (2)

Município promove 13ª Semana do Meio Ambiente com abertura na sexta-feira (2)


Pensar a qualidade de vida com preservação da fauna e flora norteiam as ações da 13ª Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Com a temática “Consciência Ambiental, Compromisso de Todos”, a programação de 2023 traz ações que abordam licenciamento ambiental, gestão de resíduos da construção civil, soluções para poluição plástica e oficinas variadas para a conscientização de todos. A abertura será nesta sexta-feira (2), às 10h, no auditório do Centro Administrativo, com presença de representantes do Governo do Estado e a assinatura da ata de adesão às competências originárias do licenciamento ambiental. (Confira completa abaixo)

O Parque do Sabiá integra o cronograma com mostra pedagógica na manhã deste sábado (3) sobre soluções para a poluição plástica e, também, oficinas no Zoológico Municipal no dia 16. O Núcleo de Educação Ambiental também realizará atendimentos, nos dias 6 e 7, a estudantes e demais visitantes dos parques municipais (Parque Siquierolli e Parque Santa Luzia).

Confira a programação da 13ª Semana Municipal de Meio Ambiente

02/06 | SEXTA

– Abertura da Semana do Meio Ambiente 2023 – presença de representantes a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

– Assinatura da Ata de Adesão às Competências Originárias do Licenciamento Ambiental

– Palestra: Licenciamento Ambiental Municipal (especialista em advocacia ambiental Julia Rabinovici).

Horário: A partir das 10h

Local: Auditório do Centro Administrativo

– Painel Soluções Ambientais: Mudança de Paradigma, uma proposta para melhor gestão dos resíduos da construção civil (Levi Torres: coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon; Maria Eduarda Gonçalves: analista ambiental da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg-BH; e Eduardo Fayet: consultor de soluções ambientais do Instituto de Pesquisa de Meio Ambiente e Inovação – Ipemai).

– Roda de Conversa/Moderadores (Larissa Espíndula de Faria: Secretária Municipal de Serviços Urbanos e Secretária Municipal Interina de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Renato Rezende: diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos – Dmae).

Horário: A partir das 14h30

Local: Auditório do Centro Administrativo

03/06 | SÁBADO

– 1ª Mostra Pedagógica: exposição de trabalhos de alunos das escolas municipais sob a temática “soluções para a poluição plástica”

Horário: 8h às 15h30

Local: Parque do Sabiá

06 e 07/06 | TERÇA E QUARTA-FEIRA

– Atendimento a estudantes e demais visitantes pelo Núcleo de Educação Ambiental

Horário: dia todo

Local: Parques Municipais (Parque Siquierolli e Parque Santa Luzia)

16/06 | SÁBADO

– Atendimento a estudantes e demais visitantes com oficinas

Horário: dia todo

Local: Zoológico Municipal

1)    “Tartaruga, um tigre d’água ou jabuti?”: observação dos animais nos recintos: jogo interativo para identificação por meio de suas características

2)    Trilha investigativa: discussão sobre aspectos ecológicos como formigas cortadeiras, cupins, organismos decompositores, espécies importantes para a alimentação da fauna local, manancial formado pela nascente do Córrego Jataí, curiosidades sobre diferentes espécies arbóreas nativas do cerrado

3)    Enriquecimento ambiental: Exposição de materiais utilizados para a realização dos enriquecimentos ambientais, e jogo interativo com fotos para discussão de quais itens são direcionados a qual animal.

4)    Descubra o Animal:  caça ao tesouro com várias dicas sobre o animal escolhido para representar a semana. Essas serão distribuídas pelo zoológico até chegar ao recinto do tamanduá-bandeira.

5)    Jogo da Advinha: explorar curiosidades a respeito dos animais do plantel. Cada grupo de estudantes identificará os animais expostos em um painel de fotos de acordo com a característica contida em uma das fichas, que ao ser retirada pelo grupo, será lida pelo coordenador da oficina.

6)    Mito ou Verdade: jogo interativo com várias questões relacionadas à fauna que geram dúvidas com frequência

7)    Jogo da memória gigante: jogo interativo com imagens de animais do plantel, com o objetivo de trabalhar as características dos diferentes grupos de animais.

8)    Reciclarte:  atividades de colagem e pintura a lápis de desenhos de animais do zoológico

9)    Coleta seletiva: jogos interativos sobre a coleta seletiva e material educativo

10)  Dengue: exposição das diferentes formas do ciclo evolutivo do Aedes aegypti e medidas de controle e disseminação da doença

11)  Importância epidemiológica do controle de roedores: exposição de espécimes de roedores de importância epidemiológica no controle da disseminação de doenças

12)  Animais peçonhentos: exposição de várias espécies e jogos interativos

 

Fonte: Secom


Publicado em: 01/06/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe