Home / Notícias / Município leva experiência no metaverso para Summit Cidades 2022

Município leva experiência no metaverso para Summit Cidades 2022


A experiência de Uberlândia com o ambiente de realidade virtual e aumentada (RV/RA), batizado de metaverso, foi destaque, nesta quinta-feira (24), na 2ª edição do Summit Cidades 2022. O evento sobre tecnologia e inovação acontece até sexta (25), em Florianópolis (SC), e teve a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, como uma das palestrantes convidadas.

Em janeiro deste ano, Uberlândia se tornou pioneira ao sediar a primeira reunião de uma prefeitura brasileira realizada no metaverso. Em setembro, a cidade também foi a 1ª do país a homologar, de forma simbólica o resultado de uma licitação por meio do recurso. O encontro virtual foi possibilitado por meio do serviço online Horizon Workrooms, que emprestou os óculos RV/RA.

“A homologação no metaverso foi um ato simbólico, uma vez que o Polo também faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia em prol da tecnologia e inovação. E, apesar da formalização dessas vendas ainda ter dependido da assinatura física para ter validade jurídica, pudemos ver na prática como essa ferramenta pode ser útil no dia a dia”, disse a secretária durante sua participação online, viabilizada dentro da plataforma Zoom.

<strong>Prefeitura de Uberlândia leva experiência no metaverso para Summit Cidades 2022</strong><strong></strong> 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A fala de Thalita Jorge ocorreu após a coordenadora da Comissão de ESG (sigla em inglês para boas práticas em ambientais, sociais e de governança) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e presidente da Comissão de Conformidade e Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), Marina Miranda. Marina citou Uberlândia como case de sucesso sobre o metaverso.

A palestra em torno do tema “Licitações no Metaverso” foi assunto do Palco Verde, onde centenas de pessoas se concentraram presencialmente para ouvir a participação online de Uberlândia. O Summit Cidades 2022 é uma realização conjunta entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina).

FONTE SECOM


Publicado em: 29/11/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe