Mais de 71 mil estudantes foram recebidos nas escolas da Prefeitura de Uberlândia e entidades conveniadas nesta segunda-feira (6). Após o período de férias, o ano letivo de 2023 teve início em 170 unidades da rede municipal de ensino, sendo 122 escolas municipais e 48 organizações da sociedade civil (OSCs). Trabalhando em prol de um processo de ensino e aprendizagem melhor a cada dia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) retomou as atividades pedagógicas com uma equipe de aproximadamente nove mil servidores, divididos entre profissionais do magistério e administrativos, distribuídos nas unidades escolares e sede da pasta.
Todas as disciplinas foram ministradas normalmente já neste primeiro dia de aula, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas 67 escolas municipais de educação infantil (Emeis), 55 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e 48 OSCs.
“As expectativas da volta das aulas são sempre as melhores. Trabalhamos sempre para estarmos preparados para recebermos bem os estudantes, as famílias e os servidores. Os espaços são sempre preparados para que a aprendizagem aconteça de forma adequada. Desejamos a todos um ano letivo de muita alegria e sucesso”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.
A movimentação de familiares levando seus filhos para as escolas já foi grande desde o início da manhã. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Grande Otelo, no bairro Morada da Colina, alguns profissionais se fantasiaram para receber as crianças. “É um prazer deixarmos nossos filhos em uma escola tão bem preparada. Isso nos tranquiliza e podemos levar o dia a dia com a certeza de que as crianças estão sendo bem atendidas”, afirmou o gerente de vendas, Flávio da Silva Tavares.
Para a diretora da Emei Grande Otelo, Joselânia Alcântara, o retorno das aulas é motivo de comemoração. “Queremos oferecer conhecimento por meio do melhor trabalho possível e do estreitamento de laços com as famílias”, garantiu.
Semana de preparação
Para garantir uma volta às aulas tranquila, a SME realizou diversas ações ainda durante as férias dos estudantes.
Os trabalhos contaram com uma reunião com 125 diretores, 30 inspetores escolares e 32 profissionais do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Durante o encontro no Cemepe foram abordados temas como continuidade do Pacto pela Alfabetização, tecnologia educacional e merenda escolar, além de apoio escolar e pedagógico.
Houve ainda o Dia de Formação para o Pacto pela Alfabetização com professores municipais de todos os anos escolares do ensino fundamental, que foram divididos por turmas. Os profissionais foram atualizados sobre o Pacto e os resultados obtidos pela iniciativa no ano de 2022, que dinamizou a alfabetização dos estudantes do 1º ano e a recuperação dos alunos dos anos posteriores do ensino fundamental e impactados pela pandemia da Covid-19.
Arrumação das escolas
A estrutura física das unidades também recebeu atenção especial. Durante o mês de janeiro, 123 prédios, incluindo o Cemepe, contaram com reparos e manutenções feitos pelo programa Escola Bem Arrumada, da SME e acompanhado pela Secretaria Municipal de Obras. O objetivo foi manter os locais em totais condições de funcionamento e foram feitos serviços como pintura, limpezas de caixas d’água, reparos em portas, janelas e nas redes hidráulica e elétrica foram alguns que constam na lista de execuções. Somaram-se ainda a capina, a roçagem e as podas que garantem melhor iluminação e mais segurança aos estudantes e servidores.
Entre os trabalhos, destacaram-se as reformas feitas nos Centros de Atendimento Integral à Crianças e ao Adolescente (Caics) dos barros Guarani e Laranjeiras. Os locais tiveram melhorias na parte de acessibilidade, como rampas, corrimãos, guarda-corpo, piso tátil, sanitários acessíveis e guichê de atendimento na secretaria. As reformas incluíram ainda novas coberturas, pinturas, grades de proteção nas janelas, instalação de lavatórios e bebedouros e novos motores para as coifas, entre outros serviços.
Ano letivo começa com novidades na merenda escolar
A manutenção da qualidade da merenda escolar sempre foi uma das principais determinações do prefeito Odelmo Leão. Consciente também da importância do assunto, a equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), da SME, já preparou uma novidade para 2023. Agora, crianças de seis a 12 meses de idade, atendidas nas Emeis passam a contar com a fórmula infantil na merenda. A inserção do leite modificado é indicada para bebês impossibilitados de receberem leite materno. Com esta iniciativa, a SME atenderá gratuitamente, aproximadamente, 635 bebês matriculados nas Emeis.
FONTE SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.