Home / Notícias / Município fomenta temática “Janeiro Branco” em comunidades terapêuticas

Município fomenta temática “Janeiro Branco” em comunidades terapêuticas


Cuidar da mente, ter equilíbrio mental, agregar tranquilidade e leveza aos pensamentos são quesitos que devem ser trabalhados constantemente por todos. Para fomentar a temática “saúde mental” nas comunidades terapêuticas parceiras do município e fortalecer as diretrizes de enfrentamento à dependência química, o Núcleo de Reinserção da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil oferece dois projetos, Novo Caminho (sendo realizado no CSEUB e na Casa Semiliberdade) e o Recomeço (nas comunidades terapêuticas que são conveniadas com a PMU).

O projeto Novo Caminho oferece oficinas de dança de hip hop, fazendo um trabalho de fomentar a saúde mental por meio da dança, o que auxilia no desempenho da atenção, da memória e do raciocínio. Além de trabalhar também a importância de se conviver bem e em harmonia em sociedade.

Já o projeto Recomeço, executado nas comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, contribui nos processos de atenção aos acolhidos e seus familiares, fomentando a motivação individual, o diálogo interpessoal e o fortalecimento de vínculos, como elementos essenciais do processo de reinserção.

As atividades contemplam palestras, orientações para prevenção de recaídas e no auxílio da construção de novos projetos de vida, atividades esportivas e motivacionais, além de oficinas de dança e grafitti.

Janeiro Branco

A campanha nacional do “Janeiro Branco” surgiu em 2014 por iniciativa do psicólogo de Uberlândia Leonardo Abrahão. É um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

A cor branca escolhida pela Campanha, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais se sonham ou desejam concretizar, que é a mudança no estilo de vida sem o consumo de Drogas.

 

FONTE SECOM


Publicado em: 16/01/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe