Com foco no desenvolvimento social e econômico de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta segunda-feira (10), um novo contrato para ampliar a infraestrutura em saneamento na cidade. Por meio do acordo firmado entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal, serão investidos mais R$ 100 milhões da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III) em obras que beneficiarão diversos bairros. O evento foi no auditório do Centro Administrativo Municipal.
“Nossa cidade é referência nacional e a melhor de Minas Gerais em saneamento básico. Isso não sou eu quem diz. Está lá em um dos mais importantes rankings do setor, o Trata Brasil, e também no dia a dia do nosso povo. E queremos que esse benefício, essencial para a qualidade de vida e desenvolvimento de Uberlândia, continue. É fazendo no presente que nos preparamos para o futuro. É assim que se avança e não podemos parar”, disse o prefeito Odelmo Leão
Para o abastecimento de água, o contrato prevê a execução de uma nova adutora, que vai interligar o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã com extensão aproximada de 3,2 mil metros. Essas melhorias vão ampliar a capacidade de abastecimento de bairros como Jardim Panorama, Monte Hebron e Pequis.
E, para a coleta e tratamento de efluentes, haverá uma ampliação de 17,4 mil metros na rede de esgoto por meio da construção de um coletor tronco instalado no Córrego do Óleo na zona oeste, um coletor tronco na avenida Rondon Pacheco e outro na zona sul, atendendo dos bairros na região do São Jorge e Élisson Prieto (Glória) à região dos bairros Shopping Park, Copacabana e Tabajaras. A licitação das obras será realizada pela Secretaria Municipal de Obras.
“Nosso objetivo é atender de forma sustentável a demanda atual e futura do crescimento populacional da cidade, do setor norte ao sul e do leste a oeste proporcionando qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento econômico”, reforçou o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, fazendo referência aos compromissos assumidos pela gestão Odelmo Leão junto à população.
Outras ordens de serviço
O prefeito Odelmo Leão ainda assinou outras três ordens de serviço para obras que serão executadas com recursos obtidos pelo Finisa e contrapartida do Dmae. Serão construídos dois troncos coletores de esgoto e uma adutora.
Um dos coletores será instalado no trecho que contempla avenida Rondon Pacheco/Centro de Tecelagem/Praia, beneficiando, principalmente, os bairros Copacabana, Morada da Colina, Altamira e Patrimônio. O outro, batizado de coletor tronco de esgoto Córrego do Óleo, beneficiária, especialmente, os bairros Mansour, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Canaã, Jardim Holanda, São Lucas, Planalto e Jardim das Palmeiras.
Já a adutora de água tratada interligará o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã, com impacto nos bairros impactando os bairros Mansour, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Canaã, Jardim Holanda, São Lucas, Planalto e Jardim das Palmeiras.
Obras no Alvorada
Além do novo contrato para obtenção de recursos pelo Finisa, o prefeito assinou ordem de serviço para execução de uma nova adutora de interligação entre a Câmara de Transição do Sistema Capim Branco e o Centro de Reservação Alvorada. O equipamento deve ter cerca de 3,5 mil metros de extensão e diâmetro de 1.000 milímetros (mm) e, dessa forma, vai ligar os sistemas Capim Branco e Sucupira. O empreendimento será realizado com saldo residual da Capim Branco. (Veja mais abaixo)
O objetivo dessa obra é potencializar o abastecimento de água para os bairros da zona leste como Morumbi, Alvorada, Dom Almir, entre outros. O serviço será executado pela empresa vencedora da licitação Star San Construtora e Locações.
Obras em andamento
A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Dmae, segue, ainda, com a revitalização e ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. A previsão é aumentar a capacidade de tratamento de efluentes em cerca de 30% para atender 1,5 milhão de pessoas.
Também estão em execução duas novas adutoras: uma interligando o Centro de Reservação do bairro São Jorge e a Estação de Tratamento Bom Jardim e outra de interligação entre o Centro de Reservação São Jorge e a Estação de Tratamento de Água Renato de Freitas (Sucupira).
Confira a lista de novas obras que serão possíveis a partir do novo contrato:
Ø Coletor Tronco de Esgoto na Av. Rondon Pacheco/Centro de Tecelagem/Praia
Implantação de um novo trecho de coletor de aproximadamente 1.600 metros, com diâmetros de 900 mm e 1200 mm, e ampliação da capacidade de coleta de esgoto, viabilizando novos empreendimentos na região sul, especialmente nos bairros Copacabana, Morada da Colina, Altamira e Patrimônio.
Financiamento CEF/Finisa e contrapartida do Dmae
Ø Coletor Tronco de Esgoto Córrego do Óleo
Implantação de um novo trecho de aproximadamente 3.500 metros, com diâmetro variável de até 1.000mm, para reforçar a vazão do coletor já existente. O reforço na infraestrutura vai possibilitar a construção de novos empreendimentos na região oeste de Uberlândia, especialmente para os bairros Mansour, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Canaã, Jardim Holanda, São Lucas, Planalto e Jardim das Palmeiras.
Financiamento CEF/Finisa e contrapartida do Dmae
Ø Coletor de Esgoto na Região Sul
Implantação de um novo coletor de esgoto, com aproximadamente 7,4 quilômetros (km) de extensão e diâmetros entre 800 mm e 1.000 mm no trecho 1, e implantação de um novo coletor de esgoto, com aproximadamente 4,9 km de extensão e diâmetros entre 900 mm e 1,000mm no trecho dois. Integrará o Sistema de Esgotamento Sanitário que viabilizará novos empreendimentos na região sul, tendo capacidade para atender cerca de 400 mil habitantes.
Financiamento CEF/ Finisa e contrapartida do Dmae
Ø Adutora de Água Tratada – Santo Inácio/Canaã
Implantação de uma Adutora interligando o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã, com aproximadamente 3.200 metros de extensão e diâmetro de 570 mm, além de adequações nos boosters (instalações de bombeamento) e sistemas elétricos dos Centros de Reservação Santo Inácio e Canaã. Visa o crescimento da região oeste, impactando os bairros Mansour, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Canaã, Jardim Holanda, São Lucas, Planalto e Jardim das Palmeiras.
Financiamento CEF/ Finisa e contrapartida do Dmae
Confira detalhes da ordem de serviço com recursos residuais da Capim Branco:
Ø Nova Adutora de Água Tratada interligando Câmera de Transição Capim Branco ao Centro de Reservação Alvorada
Implantação de uma nova adutora, com aproximadamente 3.500 metros de extensão e diâmetro de 1.000 mm, para interligar a Câmara de Transição do Sistema Capim Branco ao Centro de Reservação Alvorada e, consequentemente, ligando os sistemas Capim Branco e Sucupira. Incluem-se nesta obra melhorias internas no Centro de Reservação Alvorada. Beneficia todas as regiões, uma vez que os sistemas interligados evitam interrupção de abastecimento em caso de manutenções. Viabiliza ainda novos empreendimentos da região Leste, como nos bairros Morumbi, Joana D’arc, Dom Almir, Novo Mundo, Vida Nova, Portal do Vale e Alvorada.
Resíduos obra Capim Branco e Recursos Dmae (R$ 19,6 milhões)
Execução da obra será feita pela empresa vencedora da licitação Star San Construtora e Locações
Obras em andamento:
Ø Nova Adutora de Água Tratada interligando Sucupira/São Jorge
Implantação de uma nova adutora interligando as adutoras Sucupira e Centro de Reservação São Jorge, com aproximadamente 4.500 metros de extensão e diâmetro de 610 mm, promovendo a interligação dos sistemas produtores Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim (anel hidráulico). Reforça abastecimento na região sul, permitindo a construção de novos empreendimentos nos bairros São Jorge, Jardim Espanha, Jardim Sul, Alto Karaíba, Gravatás, Inconfidência e Granada.
Resíduos obra Capim Branco e Recursos Dmae
Prazo entrega da obra: 2023
Ø Novo trecho de adutora – das Av. Israel/Centro de Reservação São Jorge à Av. Ângelo Cunha/ETA Bom Jardim
Implantação de um novo trecho de adutora de água tratada interligando da outra adutora com 570 mm de diâmetros localizada na av. Toledo, esquina com rua Ângelo Cunha, ao Centro de Reservação São Jorge com extensão de 1.200 metros de extensão e diâmetro de 570mm. Garante melhoria no abastecimento de água da região.
Recursos próprios Dmae
Prazo entrega da obra: 2023
Ø Reforma e Ampliação da ETE Uberabinha
Revitalização e ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Aumento da capacidade de tratamento de efluentes em cerca de 30% para atender 1,5 milhão de pessoas. Instalação de novo reator e implementação de adequações tecnológicas, como a substituição do sistema de remoção de areia dos reatores, instalação de caixa de comporta, substituição e implantação de novas tubulações, implantação de escotilhas de acesso, substituição do sistema de descarga de lodo, aumento do número de distribuidores de vazão, substituição do sistema de coleta de biogás e adequação do sistema de amostragem. Cada reator tem volume aproximado de 5.450 metros cúbicos (m³) e capacidade de tratamento de 176 litros por segundo.
O vencedor da licitação é o Consórcio ETE Uberabinha.
Prazo entrega da obra: 2025
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.