A Prefeitura de Uberlândia anunciou, nesta sexta-feira (9), o início imediato das obras da rede de esgoto do bairro Chácaras Panorama 1 e 2. A nova rede terá extensão de aproximadamente 12 mil metros e vai beneficiar mais de 400 famílias que já moram no local e futuros moradores.
A execução das obras, com investimentos estimados de R$ 3 milhões, tem expectativa de ser concluída em 18 meses e será realizada por meio de um contrato já vigente entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Cosam Engenharia. A autarquia também será responsável pelo fornecimento das tubulações necessárias para execução do serviço.
O prefeito Odelmo Leão explicou que, com essa expansão da rede de esgoto no setor, a cidade avança ainda mais como referência em saneamento. “Além de atender uma demanda dos moradores, melhorando a infraestrutura do bairro, estamos aumentando o atendimento do serviço de tratamento de esgoto em Uberlândia, garantindo qualidade de vida a todos,” afirmou.
Durante a reunião, o presidente da Associação dos Moradores do Chácaras Panorama, Eduardo Matai, reforçou a importância da ação para quem vive ali. “Primeiramente, gostaria de agradecer muito nosso prefeito Odelmo, que está olhando nosso lado, para o bairro, para a região centro-oeste. Vai melhorar bastante trazer esgoto para nós. A população pediu e ele atendeu, agradeço a Secretaria de Obras, o DMAE e todo mundo que está envolvido nessa área. Em nome do pessoal do Chácaras Panorama, estamos agradecendo muito por essa oportunidade.”
ETE Uberabinha
Após a instalação de toda a extensão da rede, o esgoto coletado será encaminhado para tratamento na ETE Uberabinha, por meio de uma elevatória de esgoto que já está instalada nas proximidades do bairro.
A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de praticamente 100% do esgoto coletado em Uberlândia. O restante está concentrado nas unidades dos bairros Aclimação e Ipanema.
Referência em Saneamento
Uberlândia ocupa o segundo lugar no ranking nacional do saneamento básico do Instituto Trata Brasil. A cidade também segue sendo referência em Minas Gerais, ocupando o primeiro lugar no Estado há mais de dez anos. A continuidade do município em posição de destaque é resultado de investimentos contínuos e planejamento a longo prazo. Vale ressaltar que mais de R$ 385 milhões já foram investidos no sistema de abastecimento e esgotamento sanitário nos últimos 17 anos.
FONTE SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.