Home / Notícias / Montagem dos painéis elétricos do Sistema Capim Branco tem início

Montagem dos painéis elétricos do Sistema Capim Branco tem início


Nesta etapa final da construção Sistema de Água Potável Capim Branco, uma das frentes de trabalho concentra-se na montagem e instalação dos painéis elétricos. Ao todo, 13 cubículos serão responsáveis pela alimentação do conjunto de motobombas da captação de água bruta e da elevatória de água tratada. Ou seja, serão responsáveis por direcionar a energia recebida da subestação para estas bombas.

Os dispositivos recebem uma tensão de 13,8 kV (proveniente dos transformadores da subestação) e direcionam para a alimentação das motobombas. Eles também alimentam a rede aérea que transporta a energia para outros painéis elétricos da elevatória de água tratada e dois transformadores de 220V que atendem todo o sistema de baixa tensão da Estação de Tratamento de Água.

Os painéis elétricos, os dois conjuntos de motobombas e a subestação elétrica devem entrar em funcionamento junto à operação da ETA, uma vez que a ligação da rede de fornecimento de energia elétrica pela Cemig é uma das últimas etapas do sistema produtor de água.

Subestação

Na subestação localizada na área de captação do Sistema Capim Branco, os pórticos já foram instalados. Eles funcionam como um suporte para os cabos de alta tensão da rede elétrica. A estrutura conta também com diversos equipamentos, tais como chaves seccionadoras, disjuntores, para-raios, postes, sala elétrica, sistema de proteção e dois transformadores com potência de 20.000 kVA (quilovoltampere). Esses transformadores chegaram à Estação em setembro de 2018.Este conjunto elétrico é responsável por alimentar todo o sistema da captação e do tratamento de água.

 Capim Branco

As obras do Sistema Capim Branco, localizado na região da Tenda do Moreno, seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, é estimado em aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos. Nesta primeira etapa, a produção de água será de 2 mil litros por segundo. Assim, todo o sistema de produção de água em Uberlândia (Bom Jardim, Sucupira e Capim Branco) terá capacidade para atender 1,5 milhão de habitantes.

Fonte: SECOM


Publicado em: 10/07/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe