Mais de 150 mil pneus foram recolhidos em sete meses


Com ações constantes na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atua em parceria com borracharias e toda população de Uberlândia no recolhimento e destinação correta de pneus – um dos principais focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. De janeiro a julho deste ano, foram recolhidos 151.483 resíduos pneumáticos.

Além das visitas semanais nas 679 borracharias cadastradas pelo CCZ, os profissionais também fazem o recolhimento em terrenos baldios e na casa dos moradores que solicitam a coleta via telefone. A ação ganhou reforço de mais um caminhão, totalizando seis veículos que cumprem várias rotas para atender todo o município.

Os pneus recolhidos são descartados em Ecopontos, de onde são destinados para a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), responsável pela destruição final em respeito ao meio ambiente. As solicitações de recolhimento e o cadastro de borracharias podem ser feito no telefone do Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470.

 

Fonte: SECOM