Home / Notícias / Líder do Executivo entrega obra de restauro e revitalização do prédio da antiga Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães

Líder do Executivo entrega obra de restauro e revitalização do prédio da antiga Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia

O prefeito Odelmo Leão entregou, na tarde desta terça-feira (6), a obra de restauro e revitalização do prédio que abrigou a antiga Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães. Durante a cerimônia, realizada no local, foram apresentadas as melhorias viabilizadas pela Prefeitura de Uberlândia. Tombada como patrimônio histórico do município, a edificação fica na Praça Doutor Duarte, no Centro, e foi concedida para que a Diocese de Uberlândia desenvolva projetos socioassistenciais e culturais. Acompanharam o evento diversas autoridades, incluindo o bispo Dom Paulo Francisco Machado.

“Esse é um prédio muito importante para a história de Uberlândia. Conta com um conjunto formado por sete blocos, dos quais três foram tombados. Possui simbolismo e representatividade singulares, que compõem a paisagem urbanística do nosso centro histórico. Com essa reforma, mantemos acesas as lembranças de um rico passado, da formação do nosso município. E essa destinação, para as Obras Sociais da Diocese de Uberlândia, vai beneficiar a população de Uberlândia, principalmente as pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, disse o prefeito.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

As melhorias realizadas no prédio histórico contemplaram instalações elétricas, reparos de forros, pisos, peças hidrossanitárias, serviços de alvenarias, restauro de esquadrias, pintura interna e externa, cuidado com o telhado e reforma dos banheiros. Para a execução da obra, a Prefeitura investiu quase R$ 2 milhões. Todas as etapas dos trabalhos realizados pela Construtora Lok Service Tecnologia Ltda., vencedora de processo licitatório, foram supervisionadas pela Secretaria Municipal de Obras.

A concessão de uso pelas Obras Sociais da Diocese de Uberlândia, entidade sem fins lucrativos e com atuação ligada à defesa e ampliação de direitos sociais e à cultura, obteve autorização legislativa após aprovação da lei nº 14.139/2023, derivada de projeto de autoria do prefeito. O termo de concessão de direito real de uso vigorará por 20 anos.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

No local, será instalado um centro sociocultural, que abrigará diversas ações, tais como: a confecção de fraldas geriátricas a serem destinadas a enfermos carentes, dentro do Fraldão Social; a nova Central do Clube de Mães, para apoio, difusão de conhecimentos e experiências e orientação aos diversos Clubes de Mães espalhados por toda cidade, os quais capacitam mulheres e jovens e as integram no ambiente social; o Programa de acolhimento e intervenção social para famílias em situação de vulnerabilidade – “Casa de Escuta”; e a nova sede para o Museu de Arte Sacra de Uberlândia, espaço de encontro, memória, cultura e história.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

História

O prédio, denominado Residência e Armazém Comercial de Antônio de Rezende, foi construído no final do século 19 para abrigar o estabelecimento comercial e a residência do proprietário. Conhecido em seu tempo como Tonico Rezende, era natural de Paracatu (MG) e se estabeleceu como comerciante em São Pedro de Uberabinha. O imóvel foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 13.585, de 21/08/2012. A edificação, cedida pelo Município ao Governo de Minas, ainda abrigou a antiga Escola Estadual Enéas Oliveira Guimarães.


Publicado em: 06/02/24
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe