A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, a construção de 14 quilômetros (km) de ciclovias no setor oeste da cidade. O projeto, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão no dia 4 de maio, é a segunda fase da ampliação da malha cicloviária de Uberlândia, iniciada em fevereiro deste ano. Na primeira etapa, está prevista a construção de 11 km de pista para a prática de ciclismo, ligando a região central da cidade aos bairros do entorno do aeroporto, no setor leste.
No pacote 2 de ciclovias, o objetivo é possibilitar conexão ao sistema cicloviário já existente, permitindo fácil acesso às demais regiões que contam com ciclovias ou que ainda serão atendidas pela administração municipal. Com a novidade, ciclistas poderão transitar até as regiões central, sul e leste. O prazo para término está estimado em 12 meses a partir do início das obras. O valor para a execução do projeto é estimado em cerca de R$ 6 milhões.
Na fase atual da obra, os trabalhos se concentram na avenida Aspirante Mega, entre a avenida Jacarandá e a rua Marfim, no bairro Jaraguá. A construção teve início no trecho da via próximo à praça Rita Ferreira Huguiney (trevo do antigo “Belvedere”).
Em seguida, será construída a ciclovia nas Avenidas Imbaúbas e dos Mognos. Na sequência, as obras serão feitas na Avenida Rio Mississipi. Depois, os trabalhos serão realizados na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Cel. Tobias Junqueira e, por fim, na Avenida Paulo Firmino.
A obra é fiscalizada por meio da Secretaria Municipal de Obras e executada pela empresa Sigma Engenharia e Construção Ltda., que venceu a licitação. Além de obras civis, a implantação das ciclovias, que têm como referência os canteiros centrais, contará também com sinalização vertical e horizontal.
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.