Lançado no início de fevereiro pela Prefeitura de Uberlândia, o “Pacto pela Alfabetização” chega a uma nova etapa na rede municipal de Educação. Entre os dias 7 e 11 de março, familiares de alunos do 1º, 2º e 3º anos da educação básica serão recebidos nas escolas onde as crianças estudam para uma reunião sobre o programa. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da participação familiar no processo de aprendizagem.
“Esse será um importante momento para que pais e responsáveis conheçam melhor a metodologia que estamos adotando para fortalecer a alfabetização de nossas crianças. A família também é parte desse processo e vamos orientar os participantes sobre as formas de acompanhar a formação dos estudantes da rede”, disse a secretária municipal de Educação Tania Toledo.
Cada reunião será organizada pela própria escola onde o aluno estuda e os pais serão chamados a participar pela equipe da unidade. Nessa fase, será realizado um encontro por unidade, com duração média de uma hora.
O “Pacto pela Alfabetização” resulta de um acordo de cooperação entre Prefeitura e os institutos Projeto de Vida (de Uberlândia) e Raiar (de Brasília). A parceria tem duração de três anos para desenvolver e aplicar um plano estruturado de recuperação em 12 meses dos impactos de aprendizagem provocados pela pandemia de Covid-19. O método adotado, por meio de fomento financeiro e apoio gerencial dos institutos parceiros, é o Sistema de Ensino Estruturado e utiliza material didático do Instituto Alfa e Beto, de Brasília.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.