Horto Municipal retoma atendimento presencial hoje (23)


A partir de hoje (23), o Horto Municipal retomará os atendimentos presenciais, mediante agendamento e obedecendo todas as normas de segurança para população e servidores. O serviço de doação de mudas, fundamental na arborização de espaços públicos e privados, estará disponível para moradores da área urbana. A população da zona rural passará a ter atendimento a partir de 1º de outubro. O telefone para solicitações é o (34) 3213-6676.

A reabertura considera a chegada da primavera e do período de chuvas, propícios para o enriquecimento da flora e plantio de espécies. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos adotou medidas para garantir o distanciamento, como as orientações técnicas e entrega das mudas sem a necessidade de adentrar ao recinto.

Atualmente o Horto Municipal produz e doa espécies frutíferas, ornamentais e diversas. De janeiro a agosto, foram 4.023 mudas destinadas para zona urbana e outras 4.579 para a zona rural. Nos primeiros meses do ano, antes da pandemia, 400 mudas foram doadas em eventos. Seguindo recomendações para a saúde dos profissionais, a produção seguiu ao longo do ano com 63.114 mudas: 26.755 frutíferas, 15.381 frutíferas, 19.380 ornamentais e 1.628 palmeiras.

As equipes também realizaram 5.031 plantios e manutenções, 4.493 podas preventivas e 509 supressões determinadas por análise técnica.

 

Doações de mudas

Moradores da área urbana têm direito a uma muda para cada 10 m de calçada em sua residência, além de uma para o quintal. Já para a zona rural, propriedades com até 1 mil m² têm direito a cinco espécies, sendo cinco nativas e cinco frutíferas. Donos de áreas entre 1 mil m² e 2 mil m² podem conseguir 15 mudas, sendo dez nativas e cinco frutíferas. Por fim, propriedades acima de 2 mil m² terão direito a 30 espécies, sendo 20 nativas e dez frutíferas. Os interessados devem apresentar escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.

 

Funcionamento especial

O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

Que tal plantar uma árvore?

Horto Municipal

Endereço: avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery
Telefone para agendamento(34) 3213-6676
Funcionamentosegunda a sexta, das 7h às 16h

 

Fonte: SECOM