Home / Notícias / Horto Municipal já doou mais de 11 mil mudas em outubro

Horto Municipal já doou mais de 11 mil mudas em outubro


Um espaço arborizado melhora em vários pontos as condições do meio ambiente. O sombreamento e a transpiração das árvores, por exemplo, colaboram com a redução da temperatura e o aumento na umidade relativa do ar. Para colaborar com esse processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Horto Municipal, que pertence à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, promove a doação de mudas para a população.

Somente em outubro, o Horto doou 11.367 mudas para plantio nas zonas urbana e rural. São espécies frutíferas e não frutíferas nativas do bioma cerrado. A época é de alta demanda devido ao início do período chuvoso, que é o clima propício para o desenvolvimento inicial dessas plantas. Dentre as espécies nativas, destacam-se ipês, sibipiruna, jatobá, angico, baru e jacarandá.

Técnicos do horto orientam sobre cuidados necessários que devem ser observados antes e depois de plantar. O plantio em calçadas deve seguir regras a fim de evitar problemas futuros com a fiação da rede elétrica e situações como erosão e deformação do passeio.

Quanto às propriedades rurais, é importante que o interessado apresente documento que comprove a existência do imóvel. A quantidade de plantas liberadas será de acordo com a dimensão da área da fazenda, sítio ou chácara. Para locais com até mil metros quadrados são doadas até dez mudas, condicionadas a no máximo cinco frutíferas. As propriedades que possuem entre mil e dois mil metros quadrados podem receber até 15 plantas, com no máximo cinco frutíferas. Já os imóveis acima de dois mil metros quadrados têm direito a 30 mudas, sendo, no máximo, 10 frutíferas.

Interessados em adotar mudas podem procurar a sede do Horto Municipal, que fica junto ao Parque do Sabiá, com entrada pela avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. No Portal da Prefeitura é possível acessar a lista de espécies nativas de pequeno, médio e grande porte, bem como mais informações técnicas.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 23/10/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe