Os primeiros meses do ano são normalmente marcados pelo calor e por longos períodos de chuvas. Um dos principais benefícios dessa época é a abundância de água, ideal para o plantio. Nesse sentido, o Horto Municipal reforça a doação de mudas frutíferas para cidadãos que residem no município. O objetivo é fomentar o aumento de áreas verdes pela cidade e estimular a responsabilidade social pela proteção do meio ambiente, criando uma consciência coletiva em torno do tema. Neste primeiro mês de 2021, já foram doadas 3.799 mudas, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Horto produz e doa espécies frutíferas e nativas do cerrado mineiro. Do total doado neste ano, 3.081 exemplares foram destinados à zona rural e 718 para a zona urbana. Estes dados seguem a tendência do ano passado, quando7.668 mudas foram destinadas para zona urbana e outras 39.603 para a zona rural. “Queremos que o número de árvores na cidade aumente. Nos últimos anos, a Prefeitura tem intensificado o plantio ao longo em todas as regiões, mas precisamos que a população também faça sua parte, arborizando o município em áreas apropriadas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Batista Ferreira Júnior.
Espécies
Atualmente, mais de 70 espécies são cultivadas no local. Entre as opções, encontram-se as plantas ornamentais como hemerocales, camará e singônio. As espécies ornamentais são de uso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, utilizadas para o plantio em espaços públicos como praças e canteiros centrais, não sendo doadas.
Para doação aos munícipes da zona urbana, algumas opções são: resedá, quaresmeiras, ipê mirim e calistemo. Já os moradores da zona rural conseguem gratuitamente doações de mudas nativas e frutíferas como a goiabeira, amora, acerola, pitanga, abacate, tamarindo e as nativas, como o bálsamo, jacarandá, paineira, jatobá, angico e ipês.
Doações de mudas
Moradores da área urbana têm direito a uma muda para cada 10 m de calçada em sua residência, além de uma para o quintal. Já para a zona rural, propriedades com até 1 mil m² têm direito a cinco espécies, sendo cinco nativas e cinco frutíferas. Donos de áreas entre 1 mil m² e 2 mil m² podem conseguir 15 mudas, sendo dez nativas e cinco frutíferas. Por fim, propriedades acima de 2 mil m² terão direito a 30 espécies, sendo 20 nativas e dez frutíferas. Os interessados devem apresentar escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.
O atendimento feito mediante agendamento. Cleuza Aparecida Guimarães, moradora do bairro Shopping Park, esteve no local nesta quinta-feira (28) buscar uma muda para plantar. “Tomei conhecimento das doações por terceiros e liguei para saber mais informações, agendei e vim buscar duas mudas para plantar na porta da minha casa, essa ação do horto é muito importante para Uberlândia”, destacou.
Na mesma data, a produtora rural Lívia Marques Isidoro Lemes buscou 13 mudas, divididas em frutíferas e ornamentais. “Tomamos conhecimento sobre a doação das mudas, e hoje estive aqui no horto juntamente com a minha mãe, que também está levando nove mudas frutíferas, pois assim vamos contribuir com o reflorestamento do meio ambiente”, destacou.
Funcionamento especial
O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Vamos plantar uma árvore?
Horto Municipal
Endereço: Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery (complexo do Parque do Sabiá)
Telefone para agendamento: (34) 3213-6676
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.