Gravações de videoaulas do programa Escola em Casa são iniciadas


Durante a tarde de hoje (12), a “Vovó Quitéria”, retratada pela professora Silvana Fernandes, inaugurou a gravação da primeira videoaula do Programa Escola em Casa. Voltada à educação infantil, a videoaula ganhou um cenário lúdico e um conteúdo especial para a interação com os alunos. Durante os próximos dias, o estúdio de gravação da TV Universitária continuará tornando-se sala de aula para os professores da rede municipal. O projeto levará conhecimento aos estudantes da rede municipal neste período de pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Os programas contemplarão a Educação Infantil, todos os anos do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A iniciativa foi lançada pela Prefeitura de Uberlândia na última quinta-feira (7) e irá proporcionar semanalmente videoaulas gratuitas à comunidade, com acesso tanto pela internet quanto em tv aberta. A ação é possível mediante contrato assinado com a TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia), onde serão disponibilizadas em rede aberta 13 horas de programação semanal, com conteúdo interdisciplinar separado por ano de ensino. Todos os vídeos também estarão integralmente disponíveis no portal da Prefeitura de Uberlândia.

O investimento total é de R$ 73 mil, que prevê, durante quatro meses, a utilização do estúdio e equipamentos da tv para a gravação das aulas e sua respectiva veiculação, bem como a mão de obra especializada para cinegrafia, áudio, iluminação e edição. Já o conteúdo das aulas está sendo produzido pela equipe pedagógica do Município, com apresentação conduzida pelos próprios professores. O início da divulgação está previsto para até o fim deste mês.

Escola em Casa

O Programa Escola em Casa surgiu como um portal online onde os estudantes da rede municipal têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas – uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). (Acesse aqui).

Com ele, conteúdos são disponibilizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. Para a retirada do conteúdo, as escolas municipais estão abertas às terças-feiras, a partir do dia 14 de abril, das 8h às 12h.

Horários de exibição em tv aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos

Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado