Home / Notícias / “Geladeira Literária” ajuda a difundir hábito da leitura

“Geladeira Literária” ajuda a difundir hábito da leitura


Já imaginou abrir uma geladeira e encontrar várias obras literárias prontas para serem lidas? Em Uberlândia, essa curiosa iniciativa já é realidade por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) que implementou a ideia, batizada de “Gelateca”, na área externa do Centro Municipal de Cultura.

A geladeira personalizada, dando uma nova finalidade ao eletrodoméstico sem condições de uso convencional, está localizada nas proximidades da rampa de acesso à Biblioteca Municipal e a sede da secretaria. A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, destaca que todas as pessoas podem retirar publicações no local, levá-las para casa para depois fazer a devolução. Também é possível doar obras literárias para integrar o projeto.

“Nosso sentimento é de preservação com essa proposta de valorizar a leitura. A ‘Gelateca’ fica na área externa, próximo ao parque infantil. E o objetivo é que a população retire livros do local e, depois, volte para devolver a obra, trocá-la ou realizar uma doação, para que outras pessoas também tenham acesso gratuito a esse benefício. Destacamos que todos os cuidados sanitários estão sendo tomados em relação às obras”, destacou.

A SMC tem buscado parceiros para expandir a ideia das “Gelatecas” para outras áreas do município. Interessados podem entrar em contato pelo telefone:
3236-8011.

 

Funcionamento

Outra opção para quem busca obras literárias variadas é a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que retomou os empréstimos e devoluções em novembro. A volta das atividades segue todas as medidas de biossegurança recomendadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O atendimento ao público pela Biblioteca Municipal de Cultura ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Já o Centro Municipal de Cultura está aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 21/01/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe