Home / Notícias / Futel recomenda cuidados ao realizar atividades físicas durante o verão

Futel recomenda cuidados ao realizar atividades físicas durante o verão


Com a chegada do verão nesta segunda-feira (21), os frequentadores do Parque do Sabiá devem adotar alguns cuidados extras na prática de atividades físicas ao ar livre. Isso porque a estação do ano – que se estende até 20 de março – é marcada, sobretudo, por temperaturas bastante elevadas.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, esses cuidados são indispensáveis para todos que desejam caminhar, correr ou pedalar no Parque do Sabiá. “Algumas medidas simples são de grande importância, como usar roupas leves e confortáveis e se hidratar antes, durante e após a atividade física. O uso de protetor solar também é necessário, mesmo que o sol esteja coberto por nuvens no momento da prática”, ressalta. Outra dica é que as pessoas diminuam o tempo de atividade física em até 20% em dias muito quentes e interrompam a atividade física imediatamente, caso sintam dores ou cãibras.

Para quem deseja caminhar ou correr no Parque do Sabiá, a pista está liberada de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 5h às 20h. Já os horários para a prática de ciclismo são das 10h às 16h, de segunda a sábado; das 22h à meia-noite, de segunda a sexta, e das 20h à meia-noite, aos sábados. Aos domingos e feriados, o Parque segue fechado (confira detalhes sobre o funcionamento no quadro abaixo).

 

Medidas preventivas

As medidas de prevenção diante da pandemia da Covid-19 continuam valendo. O uso de máscaras é obrigatório para todos os frequentadores que, no momento de entrar no parque, têm sua temperatura aferida por profissionais da Futel. Também há orientação para que as pessoas mantenham distância mínima de dois metros entre si, usem álcool em gel (disponível nas portarias do parque) e levem garrafinhas com água, já que o uso de bebedouros está temporariamente suspenso. As pessoas em estado febril ou de febre não poderão entrar no local.

As atividades esportivas coletivas – como futebol, futsal, vôlei e basquete – e o uso de piscinas, academias, quadras, Mundo da Criança e campos seguem suspensas.

 

Funcionamento do Parque do Sabiá

De segunda a sexta

5h às 22h – Pista de corrida e caminhada (no sentido anti-horário da pista)*

10h às 16h – Ciclismo (no sentido horário)

10h às 16h – Patins (no sentido horário)

22h à meia-noite – Ciclismo noturno (no sentido anti-horário)

*Entrada permitida até as 21h

 

Sábados

5h às 20h – Pista de corrida e caminhada (no sentido anti-horário)**

10h às 16h – Ciclismo (no sentido horário)

10h às 16h – Patins (no sentido horário)

20h à meia-noite – Pedal da Família (no sentido anti-horário)

**Entrada permitida até as 19h

 

Domingos e feriados

Fechado

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 22/12/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe