Home / Notícias / Futel orienta sobre cuidados na prática de atividades físicas em dias de temperaturas elevadas

Futel orienta sobre cuidados na prática de atividades físicas em dias de temperaturas elevadas


Com as altas temperaturas registradas em Uberlândia nas últimas semanas, alguns cuidados extras se tornaram indispensáveis para quem deseja praticar atividades físicas ao ar livre, como é o caso dos frequentadores do Parque do Sabiá. O local tem funcionado de segunda a quinta-feira, das 5h à meia-noite, e nas sextas, das 5h às 20h, apenas para corrida, caminhada, ciclismo e patins, sendo obrigatório o uso de máscara em todos os casos.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, as altas temperaturas exigem diversas adequações para a prática de atividades físicas. “É essencial usar roupas leves e confortáveis e se hidratar antes, durante e após a atividade física. O uso de protetor solar também é indispensável”, afirma.

“Em dias muito quentes, é importante que as pessoas reduzam o tempo de atividade física em até 20% e, caso sintam dores ou cãibras, interrompam a atividade física imediatamente”, conclui Robson Medeiros.

As corridas e caminhadas no Parque do Sabiá estão permitidas no sentido anti-horário, das 5h às 22h, de segunda a quinta-feira, e das 5h às 20h nas sextas-feiras. A prática de ciclismo está autorizada no sentido horário, de segunda a sexta, das 10h às 16h, e anti-horário, de segunda a quinta, das 22h à meia-noite. Já o uso de patins é permitido no sentido horário, de segunda a sexta, das 10h às 16h. As atividades esportivas coletivas – como futebol, futsal, vôlei e basquete – e o uso de piscinas, academias, quadras e campos seguem suspensos, assim como o funcionamento do Parque do Sabiá nos feriados e fins de semana.

No momento de entrar no parque, o frequentador tem sua temperatura medida por profissionais Futel, que também têm orientado as pessoas para que mantenham distância mínima de dois metros entre si, usem álcool em gel (disponível nas portarias do parque) e usem suas próprias garrafinhas com água, já que o uso de bebedouros está temporariamente suspenso. As pessoas em estado febril ou de febre não podem entrar no local.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 06/10/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe