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Funções das ouvidorias são tema de webinário


A população teve nesta quinta-feira (11) a oportunidade de saber um pouco mais sobre as ouvidorias municipal e estadual. Graças a um trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Uberlândia e o Estado de Minas Gerais, foi realizado o webinário “Ouvidoria Móvel Virtual” pelo YouTube, aberto ao público geral. A videoconferência divulgou informações sobre a função das ouvidorias e como elas possibilitam que os cidadãos se manifestem e registrem suas demandas junto ao Município de Uberlândia e ao Governo de Minas Gerais.

Segundo o assessor jurídico de gestão estratégica, Jhonatan Cândido Felix, da Prefeitura, o webinário é uma forma de atender aos cidadãos de forma remota e foi adotado como uma remodelagem da Ouvidoria Móvel do Estado, que percorre os municípios do interior mineiro e da região metropolitana de Belo Horizonte para atender aos cidadãos de forma presencial. “A atividade também permite a interação das pessoas com os poderes públicos tendo respostas ágeis e eficazes”, disse.

Quanto às funções principais das ouvidorias, o ouvidor de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Social do Estado, Maurício Fernando Oliveira de Miranda, destacou que são ouvir, acompanhar e responder as manifestações da sociedade, propondo ações que visem melhorias dos serviços públicos. “As ouvidorias promovem a interlocução entre os usuários e serviço público atuando como promotoras e agentes de mudanças em prol de uma gestão pública transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente”, destacou.

Em Uberlândia, a Ouvidoria Municipal foi criada em 2020. Em pouco mais de um ano de trabalho o órgão tem servido de elo entre os cidadãos e os gestores municipais. “Cada manifestação tem uma preocupação do cidadão que diz respeito ao trabalho das secretarias municipais e por isso merece toda a atenção e busca por uma solução”, disse o controlador geral e ouvidor municipal, Modesto Geraldo Rabelo, da Prefeitura. Em sua apresentação durante o webinário, ele ressaltou ainda a parceria firmada entre a Prefeitura de Uberlândia e a Rede de Governança Brasil, que visa uma cooperação técnica entre as partes envolvidas, sendo que um dos objetivos é o aprimoramento da Ouvidoria Municipal.

Durante sua fala, a encarregada de assuntos jurídicos e de controle, Gisele Veloso Caetano, da Prefeitura, apresentou o funcionamento da Ouvidoria Municipal, como os cidadãos devem proceder para utilizar o serviço e levantamentos quanto ao número de atendimentos e secretarias responsáveis. “No período de um ano, a ouvidoria já realizou 8.118 atendimentos”, disse. As manifestações foram feitas por telefone, e-mail, carta, presencial, Fala BR, e-mail Fala BR, telefone Fala BR e presencial Fala BR.

O webinário permitiu que os cidadãos participassem por mensagens via chat, fazendo manifestações, solicitações, sugestões e elogios tanto ao evento, quanto às ouvidorias municipal e estadual.

 

Sobre as ouvidorias

A Ouvidoria Móvel Virtual é a versão on-line do serviço presencial oferecido pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A proposta é atender a população de forma remota, intermediando demandas relacionadas aos serviços públicos estaduais.

Já no âmbito da Prefeitura de Uberlândia, os moradores da cidade contam com a Ouvidoria Municipal. O serviço está disponível tanto por telefone, pelos números 0800 942 0291 e 3239-2886, quanto pelo e-mail [email protected]. Em setembro deste ano, o órgão completou 1 ano de atividades com mais de 8 mil atendimentos.

Além disso, para assuntos exclusivos da área da Saúde, o munícipe tem como canal a Ouvidoria da Saúde, que atende pelo 0800 940 1480.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 12/11/21
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