Home / Notícias / Exames de prevenção são intensificados no mês do Outubro Rosa

Exames de prevenção são intensificados no mês do Outubro Rosa


Quanto mais cedo o câncer de mama ou do colo do útero for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Com esta mensagem, a Prefeitura de Uberlândia intensifica as ações de prevenção em todas as unidades de saúde da rede pública no mês de outubro, quando acontece a mobilização e conscientização do Outubro Rosa.

Devido à situação da pandemia do novo coronavírus, as equipes das unidades básicas de saúde desenvolveram várias ações de prevenção seguindo todos os cuidados e as orientações de distanciamento social. Entre elas está a retomada dos exames de mamografia no Mamógrafo Móvel, que foram suspensas devido à pandemia. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 a 69 anos a cada dois anos.

Devido ao atual cenário, o equipamento ficará instalado na área externa da Uai São Jorge. Os exames continuam sendo agendados pela Central Municipal de Regulação. Serão realizados cerca de 10 exames por dia, com intervalo de marcação de 30 minutos para que os profissionais façam a higienização do espaço.

Também adequada às mudanças provocadas pela pandemia, as equipes das unidades de saúde estão fazendo, por meio dos grupos de WhatsApp que gerenciam com a comunidade da área de cobertura, a conscientização e busca ativa das mulheres que ainda não fizeram os exames de rotina, como o Papanicolau.

O exame é realizado para detectar alterações nas células do colo útero, sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

“Todos os anos fazemos a intensificação do exame, devido a sua extrema importância para o diagnóstico precoce. Neste ano, daremos sequência nas ações, mesmo diante da situação da pandemia. Por isso, estamos respeitando o prazo de um atendimento para higienização adequada da sala e evitando aglomeração”, explicou a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly de Oliveira.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 20/10/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe