Home / Notícias / Evento enfatiza empenho municipal em garantir uma boa volta às aulas

Evento enfatiza empenho municipal em garantir uma boa volta às aulas


Com a proposta de oferecer um processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando diversas atividades nesta semana para garantir um bom retorno às aulas. Nesta quinta-feira (2), aconteceu o Dia de Formação para o Pacto pela Alfabetização com professores municipais do 1º e 2º anos do ensino fundamental, além de diretores e analistas. Os profissionais, divididos em duas turmas, se reuniram no Sesi Gravatás, onde foram atualizados sobre o Pacto e assistiram uma palestra com o professor, psicólogo educacional e cientista cognitivo Renan Sargiani.  As atividades seguem até sábado (4).

O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Tania Toledo, que destacou a importância dos educadores na formação dos cidadãos. “O trabalho de um alfabetizador em sala de aula encerra-se ao final de cada ano letivo, mas os seus efeitos positivos acompanham os estudantes por toda a vida”, disse.

A secretária também enfatizou os resultados obtidos pelo Pacto em Uberlândia no ano de 2022, que dinamizou a alfabetização dos estudantes do 1º ano e a recuperação dos alunos dos anos posteriores do ensino fundamental e impactados pela pandemia da Covid-19. As avaliações feitas pela SME apontaram que no 1º ano o índice de estudantes com bom nível de alfabetização saltou de 6% para 56%. Os alunos do 2º ano obtiveram um aumento de 14% para 73%. Já a turma do 3º ano obteve um aumento consolidado de 28% para 80%. No 4º e 5º ano a avaliação, feita em conjunto nos dois grupos, revelou que 48% dos alunos conseguiam ler e atualmente o desempenho é de 73%.

 

<strong>Evento enfatiza empenho municipal em garantir uma boa volta às aulas</strong> 1
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Palestras abordaram a educação baseada em evidências

O Dia de Formação contou com palestras ministradas pelo professor, psicólogo educacional e cientista cognitivo, Renan Sargiani, que abordou a alfabetização baseada em evidências. Inicialmente foi apresentado a importância do uso de resultados de pesquisas científicas para melhorar as práticas e as políticas de alfabetização.

Em seguida foi comentado como as crianças aprendem a ler e a escrever por meio de processos cognitivos e linguísticos, além das mudanças psicológicas. Por último foi mencionado como ensinar a ler e a escrever com base em evidências e em seis componentes básicos para a alfabetização, sendo eles: consciência fonêmica, instrução fônica, vocabulário, fluência, compreensão e produção escrita.

“Este evento foi essencial e mostrou o compromisso de todos os professores e gestores da Prefeitura de Uberlândia em prol da alfabetização, um compromisso e um desafio para toda a sociedade. Quando uma Secretaria de Educação promove uma ação como esta, ela enfatiza a necessidade do esforço em conjunto para que todas as crianças possam aprender a ler e a escrever com sucesso”, afirmou o palestrante.

Renan Sargiani foi membro da Psychology Coalition, da Organização das Nações Unidas (ONU) e consultor educacional para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para os governos do estado de São Paulo e do município de Manaus. É revisor de periódicos científicos nacionais e estrangeiros, autor de artigos e capítulos de livros. Tem experiência nas áreas de psicologia, educação e neurociência cognitiva. Ele também é fundador do Instituto de Educação Baseada em Evidências (Edube), parceiro da SME de Uberlândia na realização do Pacto pela Alfabetização.

FONTE SECOM


Publicado em: 08/02/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe