Home / Notícias / Escola de Governo da Prefeitura promove capacitação para servidores municipais

Escola de Governo da Prefeitura promove capacitação para servidores municipais


Mantendo sua política de qualificação constante, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, promove mais uma mentoria para servidores municipais. Voltada aos secretários e servidores das pastas que lidam com assessoria e planejamentos estratégico e orçamentário, a capacitação gratuita sobre “Gestão de Custos e Aspectos Orçamentários” será realizada nesta quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16), das 13h às 17h, no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela página do evento na plataforma Sympla. (Clique aqui e acesse)

A mentoria faz parte das ações do Plano de Integridade do Município e busca aprimorar os sistemas de informações gerenciais municipais e a eficiência do gasto público. A adoção dessas práticas de gestão pública fomentadas pelo Comitê de Governança Pública visam priorizar a mensuração de custos, auxiliando no uso eficiente dos recursos arrecadados.

Ministrada pela mestra em Ciências Contábeis, ex-Contadora-Geral do Município de Belo Horizonte e professora credenciada da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Lucy Fátima de Assis Freitas, a capacitação tem o objetivo de reforçar o conhecimento dos servidores municipais sobre o gerenciamento moderno de custos e como ele auxilia na gestão interna dos recursos. Além disso, a mentoria abordará uma visão geral do Orçamento com vista à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

Nos dias 14 e 15, a qualificação será focada na gestão de custos, com apresentações sobre os desafios na implantação e estratégias, método de custeio e bases de mensuração e alternativas de sistemas e softwares, entre outras abordagens. E no dia 17, o treinamento ficará concentrado nos aspectos orçamentários, com explanações sobre Receita e Despesa, além de fontes de recursos, entre outros assuntos.

Além de mestre em Ciências Contábeis, ex-Contadora-Geral do Município de Belo Horizonte e professora credenciada do TCEMG, Lucy Fátima de Assis Freitas é membro da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF) e professora no Centro de Qualificação para a Gestão Pública da Associação Mineira de Municípios de Minas Gerais (AMMMG).

Programação

1º dia (14/06) – Custos – 13h às 17h

– Gestão de custos: aplicação para governança, desafios na implantação e estratégias

– Modelo de gerenciamento de custos: diretrizes, escopo de aplicação, objetos de custo, sistema de acumulação, método de custeio e bases de mensuração

2º dia (15/06) – Custos – 13h às 17h

– Modelo de gerenciamento de custos: apropriação de custos e áreas de responsabilidade

– Sistema /software de gestão de custos: alternativas

– Experiência da Prefeitura de Belo Horizonte

– Experiência do Governo Federal

3º dia (16/06) – Aspectos Orçamentários – 13h às 17h

– Contexto: encerramento do mandato

– Aspectos da Receita

– Aspectos da Despesa

– Compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

– Limites para alterações

– Fontes de recursos

Mentoria

O quê: Capacitação sobre “Gestão de Custos e Aspectos Orçamentários” para secretários e servidores das pastas que lidam com assessoria e planejamentos estratégico e orçamentário

Onde: Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal

Quando: quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16), das 13h às 17h

Inscrições gratuitas: Clique aqui e acesse

 

Fonte: Secom


Publicado em: 14/06/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe