Home / Notícias / Escola Água Cidadã inicia atividades de educação ambiental de 2022

Escola Água Cidadã inicia atividades de educação ambiental de 2022


As escolas e entidades já podem agendar atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) neste ano. O programa atua em diversas frentes e visa desenvolver a consciência da preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades realizadas pelo Peac, é possível agendar palestras interativas sobre temas relacionados à educação ambiental, como consumo consciente de água e os pilares do saneamento básico.

O Peac também conta com o teatro de fantoches “Turminha do Cerrado”, o cinema ambiental “Cineágua”, visitas ao Museu da Água, além de jogos didáticos e gincanas. Também é possível realizar visitas técnicas à Estação de Água (ETA) Capim Branco, à Estação de Esgoto (ETE) Uberabinha e também à Fazendinha Águas Vivas.

 

Conheça o Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Com início em 2003, o projeto surgiu quando Uberlândia enfrentava um alto índice de consumo de água.

De acordo com Cláudio Rocha, coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, o projeto se tornou um programa regulamentado por lei em 2015. O programa atendeu cerca de 35 mil pessoas em 2019 e, durante a pandemia, desenvolveu ações através do projeto Educação Virtual e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021.

Através das ações do programa, a iniciativa leva a educação ambiental para escolas, empresas, instituições, órgãos públicos e associações de moradores. Cláudio explica que, diante de problemas como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício exacerbado de água e energia, a educação ambiental é essencial não somente para Uberlândia, mas também para o Brasil e o mundo.

“Ela é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da consciência ambiental nas pessoas para que haja uma mudança de hábitos e a garantia de recursos para as atuais e futuras gerações”, completa.

Para agendar visitas ou participar de outras atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail [email protected].

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 31/01/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe