Equipamento de hemodinâmica começa a ser instalado no Hospital Municipal


Aparelho garantirá agilidade na realização de procedimentos de cateterismo e arteriografia

Os serviços em cardiologia, angiologia e cirurgias vasculares oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia contarão em breve com um importante aliado na garantia de agilidade no atendimento à população. Nesta semana, começou a ser a instalado no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro o equipamento de hemodinâmica, que possibilita exames de cateterismo e arteriografia, além do procedimento de angioplastia.

O trabalho desde a instalação até o início do atendimento será feito por etapas. Após a montagem, será necessário fazer a calibração e, posteriormente, o treinamento das equipes. Com o início das atividades na unidade hospitalar da rede municipal, será possível fazer a descentralização dos serviços cardiológicos, que são realizados duas vezes por semana no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Fruto de um investimento de R$ 250 mil da Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento estás sendo instalado em uma sala que passou por uma grande adaptação nos últimos meses. A reforma contemplou ainda a construção de paredes com barita, mineral que forma uma barreira protetora contra a radiação X. As portas também foram compostas com chumbo.

O espaço é dividido em setores: sala de exames e procedimentos cirúrgicos (onde ficará o equipamento), cabine de comando (onde permanecem os técnicos que auxiliam os médicos) e área técnica, para abrigar os painéis elétricos, lavatório de utensílios e materiais e sala de recuperação.

“Ter a hemodinâmica no Hospital e Maternidade Municipal significa um avanço, respondendo a uma demanda da nossa população, já que diminuiremos o tempo de espera. O município tem feito sua parte para melhorar a saúde pública de Uberlândia. Esses atendimentos de alta complexidade deveriam ser de responsabilidade do Estado. No entanto, em respeito ao nosso povo, estamos viabilizando mais esse serviço”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Fonte: SECOM