Home / Notícias / Entidade parceira da Futel testa nova cadeira de rodas de corrida

Entidade parceira da Futel testa nova cadeira de rodas de corrida


O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para o Esporte Paralímpico (Cintesp), parceiro da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promove neste sábado (15) um evento de teste de validação de um equipamento de prescrição de cadeira de rodas de corrida, desenvolvido pelo próprio Cintesp ao longo de sete anos. O evento será voltado a convidados e à imprensa e acontecerá das 8h às 16h, na pista do Sesi Gravatás.

O teste será feito por Ariosvaldo Fernandes, conhecido como Parré, atleta paralímpico brasileiro da classe T53, que compete em provas de atletismo em cadeira de rodas de corrida. Ele representou o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, conquistando diversas medalhas de ouro e prata, além de uma medalha de bronze obtida no Campeonato Mundial de Lion, em 2011.

De acordo com a diretora de Relações Públicas em Tecnologia Assistivas do Cintesp, Daniela Moura Yoshida, o equipamento é bastante inovador. “Ele possibilita diferentes tipos de regulagens e, por ser feito em impressora 3D, tem tempo de fabricação e custos mais baixos. Com isso, paratletas com baixo poder aquisitivo conseguirão adquirir um equipamento de alta performance, o que é uma grande conquista para o paradesporto”, ressaltou.

Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, inovações como essa demonstram os bons resultados do apoio da Prefeitura de Uberlândia para com o paradesporto. “O prefeito Odelmo Leão é um grande entusiasta dessa parceria, pois compreende a importância do paradesporto e da tecnologia assistiva. Por conta disso, temos tido muitas inovações nessa área em Uberlândia, sendo esse novo equipamento mais um exemplo disso”, completou.

 

Cintesp

O Cintesp é um centro multidisciplinar de pesquisadores que desenvolvem inovações tecnológicas voltadas, sobretudo, ao paradesporto. Suas pesquisas são desenvolvidas em instalações na Arena Sabiazinho e na UFU e são direcionadas, supervisionadas e implementadas para pessoas com deficiência, em especial os paratletas.

O centro funciona por meio de uma parceria entre Futel, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a UFU, a Rede Mineira de Tecnologia Assistiva (RMTA), a Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA/CTI Campinas).

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 12/08/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe