Home / Notícias / Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural começa na segunda (14)

Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural começa na segunda (14)


Começa a partir de hoje (14), a eleição para membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) para a composição do órgão no biênio 2021-2022. Como forma de prevenção à proliferação do novo coronavírus, a votação será feita de forma virtual.

A eleição organizada pela Secretaria Municipal de Cultura selecionará cargos de titular e suplentes em: Dança; artes e culturas religiosas; artes visuais; Artesanato e design; Audiovisual, comunicação social e cultura digital; Circo e culturas tradicionais; Música; Teatro; Literatura, livros e leituras; Consumidores de cultura dos distritos e comunidades rurais; Cultura afro-brasileira, indígena e cigana e outras etnias; e Espaços culturais e produtores culturais independentes.

As inscrições para os cargos foram realizadas do dia 5 até o dia 10 de dezembro através do e-mail: cmpcult@gmail.com.

As assembleias de eleição de cada setor serão realizadas por meio de videoconferência, em cumprimento às medidas sanitárias e administrativas impostas para precaução e prevenção à covid-19 e as normas expedidas pelos órgãos oficiais (veja o horário da assembleia de cada setorial no edital). Os links das videoconferências serão enviados pela Secretaria Municipal de Cultura ao respectivo representante do setor cultural da sociedade civil, para que seja disponibilizado aos candidatos e eleitores aptos.

Poderão participar e votar nas assembleias dos setoriais das artes e cultura, pessoas ligadas aos seguimentos, identificadas por meio de carteira profissional, declaração ou documento comprobatório da respectiva atuação no segmento ou por autodeclaração de sua atuação e reconhecimento entre os presentes.

Os resultados das votações estão previstos para serem divulgados no dia 18 de dezembro.

 

CMPC

O CMPC é um órgão colegiado paritário vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com caráter permanente, consultivo, deliberativo e orientador. Seu objetivo é institucionalizar a relação entre administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Sua atuação proporciona uma participação da população na elaboração, execução e fiscalização de política cultural.

O grupo é composto por 26 conselheiros titulares, sendo 13 representantes da sociedade civil e a outra metade de membros do poder público (representantes de secretarias municipais, Poder Legislativo, membros do Conservatório de Música Cora Pavan Capparelli, entre outros).

“É um conselho que norteia e dá direcionamento das ações, ajudando no estabelecimento das políticas públicas culturas. É um trabalho construído em conjunto, com participação efetiva da sociedade civil, com acompanhamento e auxílio em nosso trabalho”, destacou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Acesse o edital completo.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 14/12/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe