Home / Notícias / Duas novas turmas concluem cursos do Projeto Água Vida

Duas novas turmas concluem cursos do Projeto Água Vida


Duas novas turmas dos cursos oferecidos pelo Projeto Formação Água Vida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), foram concluídas nos dias 26 e 29 de maio, respectivamente. A primeira foi sobre a Norma Regulamentar (NR) 10, com duração de 40 horas. Na segunda, os alunos participaram do curso de Cálculo de Medicamentos Injetáveis, aos sábados com duração de 24 horas.  A iniciativa integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.

O técnico em mecânica e manutenção industrial, Ronilson Bernardes de Freitas, concluiu o curso de NR10 e destacou que o aprendizado foi muito útil. “Meu objetivo é ser um técnico em eletromecânica, para isso é preciso ter a certificação NR10, referente a normas de  segurança em serviços de eletricidade. Aprendi muito com as aulas e com o professor que nos passou um conhecimento importante. No futuro pretendo trabalhar no ramo com a parte elétrica industrial e predial”, afirmou.

A  NR10 foi estabelecida por portaria do Ministério do Trabalho em Emprego há mais de 15 anos, estabelecendo condições para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços de eletricidade. Essa norma regulamentar se aplica a todos os trabalhos ligados à eletricidade, como geração, transmissão, distribuição, consumo, montagem e manutenção de instalações elétricas.

Já o curso de cálculo de medicamentos injetáveis conta com aulas teóricas e práticas em laboratório. O conteúdo aborda os principais medicamentos utilizados nos serviços de saúde, diluição de medicação, operações de cálculos, gotejamento de soluções e prática de injetáveis. O objetivo é preparar profissionais de saúde, uma vez que a administração de medicamentos na enfermagem é essencial para a melhora e alta do paciente.

Atualmente, estão em andamento as turmas dos cursos:  Soldagem profissional, Cuidador de Idosos, Atendimento e recepção em portarias, Assistente Administrativo, Eletricidade Residencial, Manipulação de banana para novos produtos.

 

Água Vida

O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes em andamento no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção. Entre as opções estão soldagem, gestão de controle de perdas, assistente administrativo, cuidador de idosos, etc.

Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 31/05/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe