Home / Notícias / Documentário “Mulheres de axé – Religiosidade de Matriz Africana” é lançado no ‘Cultura em Casa’

Documentário “Mulheres de axé – Religiosidade de Matriz Africana” é lançado no ‘Cultura em Casa’


No intuito de enaltecer as raízes da mulher afro-brasileira dentro dos diversos espaços culturais em que atuam, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, elaborou neste mês de março uma série de episódios para homenageá-las. O 3º e último vídeo lançado retrata o tema “Mulheres de axé – Religiosidade de Matriz Africana”. O conteúdo estará disponível nesta quarta-feira (31) à noite na plataforma ‘Cultura em Casa’, (acesse aqui).

O episódio da série conta com depoimentos de sete mulheres de oito etnias da religiosidade africana: Omolokô; Umbanda; Candomblé; Candomblé Nação Angola; Candomblé Nação Ketu e Jurema Sagrada; Tambor de Mina; e Ifá tradicional.

“É fundamental aprender a diversidade religiosa afro-brasileira para conseguirmos desmistificar o preconceito e racismo religioso que permanece no nosso imaginário social. Compreender o tema pela interlocução feminina é entender nossa amplitude histórica e o papel que a mulher estabelece em toda essa construção”, destacou a Diretora de Igualdade Racial, Pollyana Fabrini.

Além do Episódio “Mulheres de axé – Religiosidade de Matriz Africana”, dentro da plataforma ‘Cultura em Casa’, no tópico ‘Cultura Afro-Brasileira’, é possível assistir todos os vídeos da série dedicados ao mês da mulher, sendo eles, “Mulheres na Capoeira” e “Matriarcas do Carnaval”. (Confira aqui).

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 31/03/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe