Home / Notícias / Dmae usa nova tecnologia para neutralizar odores nas estações de tratamento de esgoto

Dmae usa nova tecnologia para neutralizar odores nas estações de tratamento de esgoto


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já está usando uma nova tecnologia para neutralizar os odores gerados no tratamento de esgoto nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Aclimação e Uberabinha. A melhoria consiste em duas ações: a aplicação de nitrato de cálcio no início do tratamento de esgoto e um sistema de monitoramento em tempo real, por meio de sensores que identificam a concentração de gases na atmosfera nas ETEs.

De acordo com o gerente de tratamento de esgoto do Dmae, Marcelo Costa, a tecnologia é inovadora e tem apresentado excelentes resultados desde o início do seu uso em fevereiro. “O que produz o mau cheiro é o gás sulfídrico. Assim, a dosagem do nitrato de cálcio no processo de tratamento produz uma neutralização deste gás e dos respectivos odores”, explicou.

O supervisor da ETE Uberabinha, Jader de Oliveira, explicou que a neutralização de odores é realizada pela adição da substância química à base de nitrato, que impede a formação das moléculas geradoras de odores. “As bactérias responsáveis pelo processo fazem uso do íon de nitrato como fonte de oxigênio, impedindo assim a formação de moléculas pela captura de oxigênio do íon de sulfato, e que seriam causadoras de odor característico”.

O gerente destacou também que, com o monitoramento da concentração de gases, é possível saber se odores são ou não provenientes da estação de tratamento de esgoto. “Ao acompanhar os indicadores, o técnico pode tomar algumas medidas para reduzir a emissão do gás sulfídrico, caso seja proveniente do tratamento de esgoto na estação”, afirmou.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 27/05/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe