O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) registrou consumo recorde de 299 litros por habitante em Uberlândia no último dia do mês de setembro, onde a temperatura máxima atingiu 37º e a umidade relativa do ar 13%. Este consumo é superior em 24,6% à média diária de 240 litros registrada entre janeiro e agosto. Os números são bem acima do que preconiza a OMS, que diz que 110 litros/dia são suficientes para atender as necessidades diárias.
Para atender este aumento da demanda, o Dmae tem usado a capacidade máxima de produção, com a captação de 1,5 mil litros por segundo no Sistema Sucupira e 1,9 mil litros/segundo no Sistema Bom Jardim. A produção diária acima de 207 milhões de litros também é a maior da história do Dmae. Entre os motivos do consumo elevado estão as altas temperaturas e baixa umidade do ar.
O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, ressaltou que o Dmae está atendendo ao aumento da demanda, mas que é preciso o apoio da população no uso consciente da água. “Nosso consumo está muito superior ao recomendado pela OMS, então pedimos aos moradores para economizar o recurso hídrico para conseguirmos atender a todos de forma satisfatória”.
Monitoramento 24h
Desde o início do período de estiagem, a autarquia tem priorizando o sistema de bombeamento elétrico nas estações de captação Sucupira e Bom Jardim. Também está monitorando a capacidade dos reservatórios por 24 horas, realizando manobras na distribuição para equilibrar o abastecimento nos bairros de Uberlândia. Em alguns bairros, o Dmae trocou o abastecimento de queda livre para bombeamento.
Nível
Os canais de captação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e Bom Jardim estão no nível de 3,02 metros e 2,75, respectivamente. Todavia, é importante a conscientização da população para o uso consciente do recurso.
Dia Consumo diário (m³) consumo per capita (litros)
28/09 198.877,16 m³ 287,81 litros por habitante
29/09 199.577,15 m³ 288,82 litros por habitante
30/09 207.263,40 m³ 299,94 litros por habitante
Mês Consumo média/dia (m³) consumo per capita (litros)
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.