Home / Notícias / Dmae reúne mais de 250 participantes no 1º Painel de Sustentabilidade

Dmae reúne mais de 250 participantes no 1º Painel de Sustentabilidade


Para comemorar o Dia Municipal da Sustentabilidade, celebrado nesta terça-feira (29), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com o Sebrae, Secretaria Municipal Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento e Idealiza Cidades promoveu diversas atividades com o intuito de reforçar e conscientizar sobre uso sustentável dos recursos naturais, pensando no futuro de Uberlândia. Na parte da manhã foi realizado um painel com apresentações de especialistas sobre o tema e debate no auditório do Dmae.

 

O diretor geral do Dmae, Renato Rezende, destaca a importância de celebrar o Dia Municipal da Sustentabilidade, próximo ao aniversário de Uberlândia. “É uma data que tem como objetivo estimular a consciência ambiental e o compromisso de todos. Trouxemos aqui hoje nomes que são referência nacional, como o Silvio Barros e a Beatriz Coda, que trouxeram muito conhecimento técnico e prático, nos levando a pensar nos impactos de cada ação para o futuro da nossa cidade”, afirmou.

 

Com a palestra “Desafios Para o Crescimento Sustentável de Cidades”, o consultor em governança colaborativa e sustentabilidade e ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, falou sobre o tripé que mantém a sustentabilidade e o papel de cada um. “É muito importante que o maior número possível de pessoas entenda qual a importância da sustentabilidade para a nossa vida, porque isso não é uma responsabilidade dos outros, é uma responsabilidade de todos nós. Temos que nos preocupar com o que vai acontecer no futuro, não só nas questões ambientais, mas também econômicas e sociais, porque esse é o tripé que mantém a sustentabilidade do planeta,” enfatizou.

 

A segunda palestra foi ministrada pela engenheira civil e mestre em hidráulica e saneamento pela USP, Beatriz Codas. O tema abordado foi “Drenagem Pluvial e os Desafios do Crescimento Sustentável de Cidades”, no qual a foram apresentados vários cases com utilização da natureza, como os Jardins de Chuva. “Soluções baseadas na natureza dizem respeito a pensar como a natureza resolveria os problemas que enfrentamos hoje em drenagem pluvial. Os novos empreendimentos não podem fazer mais do mesmo. É possível economizar na drenagem e fazê-la mais verde”, explicou.

Uberlândia Cidade Sustentável

Já na parte da tarde, com o tema “Uberlândia Cidade Sustentável”, foi apresentado, no mesmo auditório, o documentário: “Sustentabilidade, Desafio de Todos”. Em seguida, a organização do evento realizou um tour com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e ao Aterro Sanitário.

Fonte: Secom


Publicado em: 01/09/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe