Dmae retoma conscientização sobre a coleta seletiva em bairros


Desde a semana passada, o Núcleo de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) retomou o trabalho de orientação aos moradores do bairro Pacaembu sobre a importância da reciclagem. A iniciativa havia iniciado em 27 de março e foi interrompida devido a pandemia. A equipe voltou aos trabalhos de forma diferente, depositando na caixa de correspondência das residências e comércios os folhetos informativos e o ímã de geladeira com o dia em que o Ecocaminhão passa no bairro. Cerca de 3 mil materiais já foram distribuídos.

O recolhimento de materiais recicláveis no Pacaembu terá início no dia 4 de setembro, logo após o término do trabalho de campo. O próximo bairro a receber a conscientização da coleta seletiva será o Maravilha. A equipe está trabalhando conforme os cuidados recomendados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 respeitando o distanciamento, utilizando luvas e álcool em gel.

A comerciante e moradora do bairro Pacaembu Suzana Cardoso Santos conta que recebeu os informativos distribuídos pelo Dmae na última semana e pretende fazer a separação dos materiais. “A chegada da coleta seletiva no bairro é muito interessante. A ação traz benefícios ao meio ambiente”, destacou.

O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência.

 

Ampliação

O programa de coleta seletiva passará dos atuais 31 bairros para 45 bairros. Os primeiros a receber a conscientização foram os bairros Tubalina e Marta Helena. Ao todo, os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva neste ano são: Planalto, Chácaras Tubalina/Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo Fone Fácil 115 e pelo e-mail: coletaseletivauberlandia@gmail.com ou diretamente com a equipe de conscientização pelo número 3228-7744.

 

Serviço

  • O que: Coleta Seletiva
  • Quando: Dia 04/09, sempre às sextas-feiras
  • Horário: A partir das 8h
  • Onde: Bairro Pacaembu

 

Fonte: SECOM