Home / Notícias / Dmae recebe exposição artística em comemoração ao mês de aniversário da cidade

Dmae recebe exposição artística em comemoração ao mês de aniversário da cidade


A exposição ‘Uberlândia – Cores da Cidade, Cores das Culturas’ chega ao Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na mostra, o artista plástico Alexandre França celebra o aniversário da cidade, comemorado em agosto, com uma coleção de imagens que demonstram os pontos históricos e arquitetônicos de Uberlândia. A exibição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 15 de setembro.

De acordo com o artista, a proposta é estabelecer relações entre as linguagens artísticas e seus criadores a partir das representações de lugares conhecidos de Uberlândia. “É possível perceber palavras propositoras de ações criativas, como “pinte”, “dança” e “escreva”, agregadas à padrões de grafismos e cores intensas. Isso possibilita a identificação com as memórias dos prédios e seus entornos, como a Casa da Cultura, o Museu Municipal e Coreto, Oficina Cultural, Igreja do Rosário e outros”, explica.

A exposição, composta por 14 pinturas impressas em camurça, instiga um novo olhar para o espaço urbano enquanto celebra a beleza e a permanência do município. “A leitura, a dança, o canto, as artes plásticas e visuais e demais linguagens são importantes aspectos de compreensão e afirmação de nossas identidades culturais. Minha proposta é trazer esses aspectos para a produção em arte, ressaltando a importância da preservação destes locais, inseridos em nosso cotidiano”, afirma França.

 

O artista

Alexandre França é artista plástico, designer e atual diretor de Arte e Cultura Integradas na Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia. Atuou como professor no Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, entre 1991 e 2011, e é membro cofundador do Núcleo de Pesquisa e Pintura e Ensino (NUPPE). Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, e participou de salões de arte e mostras no exterior. Desenvolve seus projetos no Studio Casa de Ideias, em que apresenta sua proposta poética, que transita entre linguagens com produção em arte, design de interiores e mobiliário, figurinos, cenografia, ilustração e vídeo.

 

Prestigie!

O quê: Exposição artística “Uberlândia – Cores da Cidade, Cores das Culturas”

Onde: Espaço Cultural do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)

Quando: até 15 de setembro

HorárioSegunda a sexta, das 8h às 17h

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 04/08/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe